Morre o farmacêutico Dr. Luiz Gustavo Martins Matheus 

 

Dr. Luiz Gustavo foi coordenador da Comissão Assessora de Indústria do CRF-SPDr. Luiz Gustavo foi coordenador da Comissão Assessora de Indústria do CRF-SPSão Paulo, 14 de fevereiro de 2018.

A categoria farmacêutica perdeu um dos grandes profissionais da área de indústria, em especial a cosmetologia. Aos 52 anos, Dr. Luiz Gustavo Martins Matheus teve um mau súbito e morreu no último domingo, 11/02. Nascido em São Caetano do Sul (SP), atuou por mais de 30 anos nos segmentos cosmético, farmacêutico e alimentos funcionais.

Formou-se em Farmácia-Bioquímica pela Usp, fez pós-graduação em envelhecimento e imunologia da pele pela Universidade de Paris, especialização em dermatologia cosmética pela Universidade de Vrije, em Bruxelas, pós-graduação em MBA executivo pela FGV – SP, especialização em gestão empresarial na Fundação Dom Cabral – SP. Atualmente era CEO América Latina da Mapric – Greentech e diretor técnico da ABC - Associação Brasileira de Cosmetologia.

Seu legado inclui anos como coordenador da Comissão Assessora de Indústria do CRF-SP (2004 a 2007), membro do Grupo Técnico de Terapia Estética também do CRF-SP (2013 a 2014), além de uma série de palestras e participações em eventos, como o mais recente XIX Congresso Farmacêutico de São Paulo, em que ministrou a palestra “Envelhecimento Cutâneo: Bioquímica e Sinais Clínicos”, em outubro, na capital.

Atuou no P&D de grandes empresas como Oxiteno e Natura, é autor do livro “A pele humana”, autor do livro “Fotoproteção: A Influência da Radiação na Pele e nos Cabelos” e Coautor do Livro “Cosmetologia Aplicada”. 

Homenagem

Amigo de Dr. Luiz Gustavo há anos, o também farmacêutico Dr. Henry Okigami fala sobre a relação com o cosmetólogo. 

"Conheci o Dr. Luiz Gustavo Martins Matheus na década de 1990. Naquela época, ainda trabalhando em uma grande indústria cosmética, tive o privilégio de aprender com o Luiz um tema de difícil acesso na época, a cosmetologia. Desde então mantivemos contato, tanto profissional, quanto também desenvolvemos uma relação de amizade que perdura e perdurará indefinidamente. Desenvolvemos em conjunto projetos de pesquisa, tanto sobre nutracêuticos, que é a minha área, como na área de cosméticos, que é a área do Luiz Gustavo. O que eu posso dizer do Luiz nestes anos de relacionamento? Um amigo que estava sempre disposto de pé e as ordens, para todos os momentos, bons e ruins. Um ser humano que preferia perder a causar prejuízo a alguém. Um cientista de primeiro quilate, voltado para o mercado, desenvolvedor de produtos e processos. Juntos discutimos os caminhos da indústria cosmética no Brasil e juntos desenvolvemos projetos para o mercado. Dentre os projetos que desenvolvemos, para nos divertir com o conhecimento, destaco um sistema de revestimento de filtros solares para ancoramento na pele sem permitir permeabilidade e um projeto de obtenção de queratina da pena de frango. Nos divertimos muito fazendo ciência por fazer, não só para fama ou dinheiro.Pelo caráter e honradez, tenho certeza absoluta que o Luiz Gustavo está neste momento em um lugar especial reservado pelo Senhor para os homens de bem". 

A missa de sétimo dia será no sábado, dia 17 de fevereiro, às 15h, na Igreja Matriz Sagrada Família - Praça Cardeal Arco-Verde, 100 -  São Caetano do Sul

 

Durante o XIX Congresso Farmacêutico de SP ministrou a palestra "Envelhecimento cutâneo: bioquímica e sinais clínicos" Durante o XIX Congresso Farmacêutico de SP ministrou a palestra "Envelhecimento cutâneo: bioquímica e sinais clínicos"

 

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.