CRF-SP no lançamento de manual de prescrição de Odontologia

Presidente do CRF-SP, Dr. Marcos MachadoPresidente do CRF-SP, Dr. Marcos MachadoSão Paulo, 2 de fevereiro de 2018

O Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo (CROSP) lançou nesta sexta-feira (2), durante o 36º Congresso Internacional de Odontologia do Estado de São Paulo, o “Manual de Orientação: Prescrição e dispensação de medicamentos utilizados em Odontologia”, produzido em parceria com o CRF-SP e já lançado pela entidade farmacêutica em outubro do ano passado, durante o XIX Congresso Farmacêutico de São Paulo.

O objetivo do manual é oferecer informações aos farmacêuticos sobre o âmbito de atuação do cirurgião-dentista, a previsão legal a respeito das possibilidades de prescrição medicamentosa na área odontológica, bem esclarecer o papel do farmacêutico e as legislações relacionadas à dispensação para os profissionais de Odontologia.

Dr. Pedro Eduardo Menegasso, Dr. Marcos Machado, Dr. Cláudio Yukio Miyake, Wilson Chediek e Dr. Silvio Cecchetto.Dr. Pedro Eduardo Menegasso, Dr. Marcos Machado, Dr. Cláudio Yukio Miyake, Wilson Chediek e Dr. Silvio Cecchetto.No lançamento desta sexta-feira, participaram o presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, o ex-presidente do CRF-SP, Dr. Pedro Eduardo Menegasso, o presidente do CROSP, Dr. Claudio Yukio Miyake, o presidente da Comissão da Ética do CROSP, Dr. Wilson Chediek e o  presidente da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, Dr. Silvio Cecchetto.

Dr. Marcos ressaltou a importância da aproximação entre os conselhos. “Fazer um trabalho conjunto com uma entidade que tem mais de 100 mil inscritos, divulgar ações da classe farmacêutica para tantos profissionais e, ainda, orientar sobre a prescrição odontológica para os farmacêuticos e sobre a legislação em relação à dispensação de medicamentos para os cirurgiões dentistas só mostra o quanto a atuação multidisciplinar das áreas é importante para a valorização dos profissionais de saúde e para a população”.

Conselheiro do CROSP, Rogério Adib Kairalla; Dra. Maria Fernanda de Carvalho, conselheira do CRF-SP; Dr. Claudio Yukio Miyake,  presidente do CROSP; Dr. Marcos Machado, presidente do CRF-SP e Dr. Pedro Eduardo Menegasso, ex-presidente do CRF-SPConselheiro do CROSP, Rogério Adib Kairalla; Dra. Maria Fernanda de Carvalho, conselheira do CRF-SP; Dr. Claudio Yukio Miyake, presidente do CROSP; Dr. Marcos Machado, presidente do CRF-SP e Dr. Pedro Eduardo Menegasso, ex-presidente do CRF-SPDr. Pedro, que era presidente do CRF-SP quando se formou a parceria entre as entidades, lembrou a boa relação entre os dois conselhos. “Temos um ótimo relacionamento com o CROSP e, por isso, propusemos o desenvolvimento de uma parceria, iniciando pelo trabalho em conjunto desse manual, mas que se estenderá a outras questões relevantes às profissões”.

O presidente do CROSP falou sobre o principal intuito do manual, que é melhoria da saúde da população. “Para nós o manual é de muita importância porque traz questões excelentes para tanto para o cirurgião dentista, quanto para o farmacêutico, facilitando a vida do paciente, que encontrará mais clareza no momento que for adquirir seu medicamento para o tratamento proposto”.

Membro da Câmara Técnica de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais do CROSP, Dr. Sidney das NevesMembro da Câmara Técnica de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais do CROSP, Dr. Sidney das NevesApós o lançamento, foi ministrada a palestra Prescrição de medicamentos em Odontologia pelo membro da Câmara Técnica de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais do CROSP, Dr. Sidney das Neves, que apresentou casos clínicos para exemplificar o trabalho do cirurgião-dentista e também falou da importância da atuação multidisciplinar.

Monica Neri

Departamento de Comunicação do CRF-SP

CRF-SP participa do lançamento de manual em congresso de Odontologia

São Paulo, 2 de fevereiro de 2018