São Paulo, 13 de dezembro 2017

O presidente do CRF-SP, Dr. Pedro Eduardo Menegasso, concedeu entrevista ao vivo nesta manhã, 13/12, para a Globo News sobre a nova resolução da Anvisa que permite a vacinação nas farmácias, que foi aprovada na noite desta terça-feira, 12, pela Diretoria Colegiada do órgão.

Dr. Pedro ressaltou que desde a aprovação da Lei 13.021/14, que ratificou a farmácia como estabelecimento de saúde, essa regulamentação era aguardada. “É uma regulamentação importante. A regra ainda não foi publicada, então podemos falar em relação à consulta pública, que pede uma série de pré-requisitos técnicos para que a farmácia possa, de maneira adequada, conservar as vacinas e oferecer um serviço com qualidade ao consumidor”, afirmou.

Sobre as regras que serão publicadas, o presidente afirmou que a expectativa é de que sejam, principalmente, em relação à adequação do espaço e aplicação dessas vacinas, que sigam um calendário nacional, e normas técnicas para dar segurança ao consumidor. “As farmácias têm a responsabilidade técnica do farmacêutico. Se eles estiverem trabalhando com este tipo de serviço, vão estar capacitados e constantemente atualizados para oferecer este serviço à população. Outros profissionais também podem fazer essa aplicação desde que devidamente capacitados e sob a supervisão do farmacêuticos ”, apontou.

Em relação às mudanças com a resolução, ele destacou que, até então, já existiam algumas normas locais (municípios e estados) que praticavam a aplicação de vacinas em farmácias, mas agora, com a aprovação da resolução da Anvisa, as regras passam a ter abrangência nacional, o que uniformizará o serviço e a fiscalização no País.

“Pelo quer nós verificamos, de acordo com a consulta pública as farmácias vão ter que estar identificadas que prestam esse serviço e que estão autorizadas a prestar este serviço. E qualquer dúvida que as pessoas tiverem, poderão entrar em contato com o Conselho Regional de Farmácia ou com as vigilâncias sanitárias”, concluiu.

Clique aqui e assista à entrevista na íntegra.

Departamento de Comunicação CRF-SP