Seminário de Logística debate atuação do farmacêutico em recintos alfandegados

  

São Paulo, 11 de dezembro de 2017

A Comissão Assessora de Distribuição e Transporte da seccional de Santos do CRF-SP promoveu neste sábado (09/12) o III Seminário de Logística Farmacêutica na Universidade Católica de Santos.O evento debateu a atuação do farmacêutico, a regulação sanitária e a qualificação de fornecedores nos recintos alfandegados.

A mesa de abertura com a presença do presidente do CRF-SP, Dr. Pedro Eduardo Menegasso, da diretora regional da seccional de Santos do CRF-SP, Dra. Roseli Simões, da coordenadora do curso de Farmácia da UNISANTOS, Dra. Marlene Vieira e da vice-coordenadora da Comissão Assessora de Distribuição e Transporte de Santos, Dra. Nathalia Começanha.

Dr. Pedro Eduardo Menegasso, Dra. Roseli Simões, Dra. Marlene Vieira e Dra. Nathalia ComeçanhaDr. Pedro Eduardo Menegasso, Dra. Roseli Simões, Dra. Marlene Vieira e Dra. Nathalia Começanha

Dr. Pedro destacou o trabalho das seccionais para ampliar o debate sobre as áreas. “Fizemos o máximo para tornar as seccionais em espaços de discussões dos diversos âmbitos da profissão e isso tem trazido importantes resultados. O farmacêutico tem muitas possibilidades para atuar na área de Distribuição e Transporte e é importantíssimo que ele conheça mais sobre ela”, afirmou.

Dra. Roseli também agradeceu a dedicação das comissões assessoras para valorização da Farmácia na região. “A comissão é um lugar que temos para mostrar como a união faz a força. São diversos atores, que trazem suas ex periências para tornar as discussões completas”.

Dra. Alana Simoni Dariza, Dr. Victor Gustavo Santos Gabas e Dr. Adriano Pardini Dra. Alana Simoni Dariza, Dr. Victor Gustavo Santos Gabas e Dr. Adriano Pardini

A primeira palestra foi ministrada pela Dra. Alana Simoni Dariza, vice-diretora regional de Santos, que falou sobre a atuação do farmacêutico no recinto alfandegado. Ela explanou sobre o sistema portuário do Brasil, o recinto alfandegado, o despacho aduaneiro e algumas legislações importantes para os farmacêuticos em portos, com destaque para a RDC 346/2002.

A regulação sanitária em recintos alfandegados foi apresentada pelo Dr. Victor Gustavo Santos Gabas, Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária – ANVISA. Ele destacou a complexidade e abrangência da atuação de regulação sanitária, a atuação da ANVISA nos portos, armazenagem de mercadorias sob vigilância sanitária, controle sanitário na importação de produtos, Peticionamento Eletrônico de Importação e o controle sanitário na importação de produtos.

Por fim, Dr. Adriano Pardini, farmacêutico responsável técnico da Belpharma Comércio Importação e Exportação Ltda, discorreu sobre a qualificação de fornecedores aplicada a recintos alfandegados e apresentou desde o histórico da Logística às principais ferramentas, indicadores e qualificação de fornecedores.

Participantes do III Seminário de Logística Farmacêutica do CRF-SPParticipantes do III Seminário de Logística Farmacêutica do CRF-SP 

 

Monica Neri

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.