Conselho Municipal de Saúde se posiciona contrário aos cursos de graduação na modalidade 100% EaD

O diretor regional de São José dos Campos, Dr. André Luís dos Santos (3º da esq. p/ dir.), ao lado do secretário municipal de Saúde, Oswaldo HurutaO diretor regional de São José dos Campos, Dr. André Luís dos Santos (3º da esq. p/ dir.), ao lado do secretário municipal de Saúde, Oswaldo HurutaSão Paulo, 3 de outubro de 2017.

O Conselho Municipal de Saúde de São José dos Campos, interior do Estado, aprovou por unanimidade moção de repúdio aos cursos de graduação na área de saúde na modalidade ensino à distância (EaD) na sua totalidade. A decisão ocorreu em reunião plenária realizada em agosto passado, com a presença do secretário municipal de Saúde, Oswaldo Huruta.

A indicação do tema ocorreu por meio do vice-presidente e representante do segmento trabalhador do conselho, Dr. André Luís dos Santos, que também é diretor da Seccional de São José dos Campos do CRF-SP, numa tentativa de tornar público o posicionamento contrário do grupo à esta modalidade de graduação para os cursos na área de saúde.

“Entendo ser de extrema importância essa mobilização regional de forma a ampliar, junto à comunidade, a informação sobre o dano que a formação na modalidade EaD pode ocasionar para a saúde da população”, afirmou o diretor regional de São José dos Campos.

O ofício do Conselho Municipal de Saúde de São José dos Campos será encaminhado ao Ministério da Educação e reforça o movimento iniciado por diversas entidades, entre as quais o CRF-SP, contra a abertura maciça de vagas no ensino superior na área da Saúde na modalidade EaD.

A moção aprovada pelos conselheiros destaca: “O direito à saúde é direito fundamental de todo cidadão brasileiro, assegurado pela Constituição da República Federativa do Brasil. A graduação na modalidade à distância na sua totalidade afronta a norma constitucional, pois coloca em risco potencial a saúde e a vida de cidadãos que, desconhecendo a formação dos profissionais da saúde, os procuram confiantes na sua qualidade profissional”.

Clique aqui para ler na íntegra a moção de repúdio

Renata Gonçalez

Departamento de Comunicação CRF-SP