Simpósio do CRF-SP destaca como a Farmácia pode contribuir no controle e prevenção da doença

Dr. Marcos Machado abordou os testes rápidos de diabetes e a Farmácia Estabelecimento de SaúdeDr. Marcos Machado abordou os testes rápidos de diabetes e a Farmácia Estabelecimento de SaúdeDr. Marcos Machado abordou os testes rápidos de diabetes e a Farmácia Estabelecimento de SaúdeSão Paulo, 1º de agosto de 2016.

O CRF-SP participou no último domingo, 31, do 21º Congresso Brasileiro Multidisciplinar em Diabetes, com a realização do Simpósio Farmácia em Diabetes Mellitus. O evento, organizado anualmente pela Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (Anad), tem por objetivo levar atualização de conhecimentos a profissionais da saúde, visando a melhoria no atendimento aos portadores da doença. A participação do CRF-SP em um congresso multidisciplinar como o da Anad é fundamental para demonstrar as atividades que podem ser desenvolvidas pelo farmacêutico, e as formas como este profissional pode contribuir no acompanhamento de pacientes com diabetes.

O diretor-tesoureiro do CRF-SP, dr. Marcos Machado, foi um dos ministrantes do Simpósio e falou sobre testes rápidos de glicemia e sobre a Farmácia Estabelecimento de Saúde. Ele citou as Resoluções 585 e 586/2013 do Conselho Federal de Farmácia (CFF), que deram mais responsabilidade e respaldo ao farmacêutico para realizar acompanhamento farmacoterapêutico.

“Hoje, podemos fazer muito mais do fazer os serviços preconizados pela RDC 44/09 da Anvisa, que nos autoriza a fazer testes de glicemia na farmácia. Nosso papel, agora, é oferecer acompanhamento farmacoterapêutico e dar assistência ao paciente diabético”, afirmou. Dr. Marcos lembrou que, em todo o mundo, os gastos com diabetes variam de 2,5% a 15% do orçamento anual da saúde. “Um profissional capacitado e que saiba interagir com outros profissionais de saúde pode contribuir para reduzir esse déficit gerado na saúde pública”.

Dr. Sandro Januário falou sobre os exames laboratoriais em Diabetes Mellitus; Dr. José Vanilton abordou a relação entre o farmacêutico e a doençaDr. Sandro Januário falou sobre os exames laboratoriais em Diabetes Mellitus; Dr. José Vanilton abordou a relação entre o farmacêutico e a doençaDr. Sandro Januário falou sobre os exames laboratoriais em Diabetes Mellitus; Dr. José Vanilton abordou a relação entre o farmacêutico e a doença

O Simpósio também teve a participação do dr. Sandro Jorge Januário, membro da Comissão Assessora de Análises Clínicas do CRF-SP, que ministrou o tema “Exames laboratoriais em Diabetes Mellitus”. Ele detalhou algumas das muitas possibilidades de interferências nos resultados dos exames que o uso de medicamentos pode provocar. “A interpretação correta dos exames laboratoriais depende da avaliação global do paciente, daí a importância de o farmacêutico analista clínico saber orientá-lo e conhecer bem o perfil medicamentoso dele, a fim de evitar um falso positivo ou falso negativo”.

Membro do grupo Farmácia Estabelecimento de Saúde do CRF-SP, dr. José Vanilton de Almeida apresentou a relação entre o farmacêutico e o Diabetes Mellitus. Ele afirmou que, nos últimos anos, houve um forte avanço tecnológico no que diz respeito ao tratamento farmacológico e a exames de análises clínicas, mas ainda é preciso investir na educação do paciente. “Mais do que dispensar o medicamento, é preciso reinventar a atuação do farmacêutico ajudando-o a detectar potenciais complicações com o diabetes junto aos pacientes desde cedo”.

Dr. Sandro Januário, dr. Marcos Machado e dr. José Vanilton esclareceram dúvidas do público formado por farmacêuticos, enfermeiros, assistentes sociais e outros profissionaisDr. Sandro Januário, dr. Marcos Machado e dr. José Vanilton esclareceram dúvidas do público formado por farmacêuticos, enfermeiros, assistentes sociais e outros profissionaisDr. Sandro Januário, dr. Marcos Machado e dr. José Vanilton esclareceram dúvidas do público formado por farmacêuticos, enfermeiros, assistentes sociais e outros profissionais

Renata Gonçalez