Anvisa determina a suspensão do medicamento Risperidona 3 mg

Resolução da AnvisaSão Paulo, 10 de junho

RESOLUÇÃO-RE Nº 1.533, DE 9 DE JUNHO DE 2016

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou na quinta-feira (9/06) a suspensão, em todo o território nacional, da distribuição, comercialização e uso do lote 012433 do medicamento RISPERIDONA, 3 MG, comprimido revestido, fabricado por Actavis Farmacêutica LTDA. (CNPJ: 33150764/0001-12).

A medida foi tomada após a Anvisa constatar que a ordem de embalagem do produto final foi expedida com data de validade 01/2017, entretanto a data de validade correta seria 11/2016 para o lote em questão.

Fusafungina

Os Laboratórios Servier, tendo em vista a determinação da Agência Europeia de Medicamentos, determinou que os medicamentos contendo fusafungina (Lacabiotal, solução spray nasal/oral) deixarão de ser produzidos e comercializados no Brasil.

A decisão para revogar a produção e comercialização é baseada em preocupação sobre casos raros, porém graves, de hipersensibilidade e reações alérgicas e reações anafiláticas com risco de vida.

A empresa informa que está iniciando o recolhimento voluntário dos lotes do medicamento existentes no mercado brasileiro.

Além disso, os Laboratórios Servier informam que a processo de cancelamento do produto já foi solicitado à Anvisa.

Segundo a empresa, os pacientes que utilizam medicamentos com fusafungina deverão ser informados sobre terapias alternativas.

Confira o comunicado na íntegra.