Um dos farmacêuticos mais influentes e com mais tempo de atividade

  

Dr. Paulo Queiroz MarquesDr. Paulo Queiroz MarquesDr. Paulo Queiroz MarquesSão Paulo, 3 de junho de 2016.

Faleceu nesta quinta-feira, 2 de junho, aos 95 anos de idade, o dr. Paulo Queiroz Marques, um dos farmacêuticos mais influentes e com mais tempo de atividade no país. Dono do registro profissional do CRF nº 16, foi vice-presidente, diretor-tesoureiro e conselheiro do CRF-SP por mais de dez anos, além de um dos fundadores da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag).

Dentre os diversos prêmios e homenagens recebidas em vida, em setembro do ano passado o dr. Paulo Queiroz Marques foi contemplado com a outorga da Comenda do Mérito Farmacêutico Paulista, uma honraria concedida pelo CRF-SP a profissionais que contribuíram para o desenvolvimento da Farmácia.

Na ocasião deixou um belo depoimento sobre a sua trajetória e dedicação à profissão: “Tenho feito da farmácia o meu oxigênio, a minha razão de ser. Vivo em função da paixão pela farmácia brasileira, sou um autêntico farmacêutico de farmácia pública, gostava muito de manipulação, essa foi a verdadeira farmácia que eu exerci, tenho uma gratidão muito grande e orgulho de ser farmacêutico”.

O dr. Paulo Queiroz Marques foi responsável por muitos dos passos que o setor magistral deu em prol da profissionalização e do fortalecimento frente à sociedade e aos poderes constituídos. Pioneiro, acreditou em um sonho e mobilizou profissionais de todo o país em torno dessa causa. 

Dr. Paulo dedicou-se à profissão e à preservação da memória da FarmáciaDr. Paulo dedicou-se à profissão e à preservação da memória da FarmáciaDr. Paulo dedicou-se à profissão e à preservação da memória da Farmácia

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Farmácia no gene

 A Farmácia sempre esteve no gene familiar de dr. Paulo. O pai, Joaquim Marques da Silva era boticário autodidata. Por conta disso, os quatro filhos seguiram pelo mesmo caminho. Ele e os irmãos Álvaro, Ariovaldo e Cícero também nos se tornaram farmacêuticos. Crescido nos balcões da farmácia do pai em Itapeva, interior paulista, dr. Paulo formou-se pela USP em 1944, em uma turma de apenas 12 farmacêuticos. A seguir, foi trabalhar no laboratório Paulista de Biologia, ao lado do professor (e cientista) Antônio Carini. Depois, foi durante 15 anos sócio do irmão mais velho em uma farmácia em Higienópolis.

Volta às origens

Nascido em Itaberá (SP) em 04/02/1921, dr. Paulo orgulhava-se de sua vivência associativa em órgãos de classe. Foi conselheiro do CRF-SP durante 10 anos – sua carteira é no. 16 –, tesoureiro e até vice-presidente. E aproveitava seu cargo para “pregar” a volta às origens. Iam em grandes caravanas para o interior, para ensinar os farmacêuticos novos a manipular.

Apaixonado pela história da Farmácia, dr. Paulo dedicou-se ao Museu da Farmácia (que ele próprio criou, dentro da Santa Casa de Misericórdia, em São Paulo) e à Associação Brasileira Para a Preservação da Memória da Farmácia, outra iniciativa sua. Também escreveu o livro “Memória da Farmácia no Brasil”.

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.