Congresso reuniu secretários de saúde e prefeitos na capital

 

Cerimônia de abertura contra com a presença de importantes autoridades da saúde públicaCerimônia de abertura contra com a presença de importantes autoridades da saúde públicaCerimônia de abertura contra com a presença de importantes autoridades da saúde públicaSão Paulo, 14 de abril de 2016.

Aconteceu em São Paulo a 30ª edição do Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems 2016), no Palácio das Convenções do Anhembi. Considerado um dos maiores eventos de saúde pública do país, o encontro promoveu cursos, oficinas, rodas de conversas com o objetivo de elaborar novos caminhos para o Sistema Único de Saúde (SUS).

O CRF-SP é um dos apoiadores do evento e montou um estande na praça de exposições. No local, o Conselho ofereceu assistência do GTAM (Grupo Técnico de Apoio aos Municípios) aos gestores que pretendem estruturar a assistência farmacêutica. Também estiveram disponíveis materiais com informações sobre saúde pública, folderes orientativos e a edição atual da Revista do Farmacêutico.

Alexandre Padilha, Stênio Miranda, Arthur Chioro e Lenir SantosAlexandre Padilha, Stênio Miranda, Arthur Chioro e Lenir SantosAlexandre Padilha, Stênio Miranda, Arthur Chioro e Lenir Santos

Abertura

Estande do CRF-SP oferece assistência aos municípios para assistência farmacêuticaEstande do CRF-SP oferece assistência aos municípios para assistência farmacêuticaEstande do CRF-SP oferece assistência aos municípios para assistência farmacêuticaNo primeiro dia do congresso foi realizada a cerimônia de abertura, que contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas o secretário de saúde de São Paulo e ex-ministro da saúde, Alexandre Padilha, que representou o prefeito da cidade, Fernando Hadad; Lenir Santos, representando o atual ministro da saúde, Marcelo Castro; o ex-ministro da saúde e representante dos ex-presidentes do Cosems, Arthur Chioro; Stenio Miranda, presidente do Cosems; e Mauro Junqueira, presidente do Conasems. Ausência notada foi a do secretário de saúde do Estado de São Paulo, David Uip, que não enviou sequer um representante.

Os discursos destacaram os problemas da saúde pública relacionadas com a crise política e econômica que o país atravessa. “Não podemos ignorar os problemas da saúde, que é o sub-financiamento e a qualidade da gestão pública. O Ministério da Saúde reconhece que o valor aplicado é inferior às necessidades das pessoas e também reconhece que muito se fez e se faz pela saúde, mas temos muito ainda a avançar”, comentou Lenir Santos.

“A gente sabe das dificuldades do financiamento mas é importante a gente olhar as coisas boas que acontecem nas nossas unidades de saúde, olhar os trabalhos que cada município apresentou, porque é isso que nos dá força para enfrentar os desafios que temos”, disse Alexandre Padilha.

Cosems está em sua 30ª edição construindo caminhos para a melhoria do SUSCosems está em sua 30ª edição construindo caminhos para a melhoria do SUSCosems está em sua 30ª edição construindo caminhos para a melhoria do SUSNo primeiro dia de congresso também aconteceu o “Encontro com prefeitos do Estado de São Paulo”, em parceria com a Associação Paulista de Municípios (APM). Na ocasião, representantes das prefeituras debateram temas como financiamento da saúde e as necessidades das políticas do SUS.

Prêmio Adelaide José Vaz

Outro destaque do Cosems foi a cerimônia de entrega do 1º Concurso do II Prêmio Adelaide José Vaz. Trata-se de uma parceria do Cosems-SP e do CRF-SP que tem o objetivo de reconhecer, identificar e multiplicar as iniciativas exitosas dos farmacêuticos atuantes na rede pública.

 

Carlos Nascimento
Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.