Entidades se posicionam contrárias à liberação da fosfoetanolamina

Entidades se posicionam contrárias à liberação da fosfoetanolaminaEntidades se posicionam contrárias à liberação da fosfoetanolaminaSão Paulo, 14 de abril de 2016.

Outras entidades relacionadas à saúde se posicionaram contrárias à sanção, pela presidente Dilma Rousseff, da Lei 13.269/16, que autoriza o uso da fosfoetanolamina sintética por pacientes diagnosticados com neoplasia maligna. Em notas de esclarecimento, Conselho Federal de Farmácia (CFF), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) são unânimes em alertar a sociedade sobre os riscos sanitários decorrentes do uso da substância sem que ainda não tenham sido realizados estudos clínicos capazes de comprovar sua eficácia e segurança.

Leia o parecer emitido por cada uma delas:

CFF - "Sobre a liberação da fosfoetanolamina"

CFM - "CFM não recomenda prescrição da fosfoetanolamina"

Anvisa - "Anvisa reforça alerta para os riscos sanitários provocados pela Lei nº 13.269"

Renata Gonçalez