Evento reúne autoridades para debater a saúde pública

 

Cerimônia de abertura contra com a presença de importantes autoridades da saúde públicaCerimônia de abertura contra com a presença de importantes autoridades da saúde públicaCerimônia de abertura contra com a presença de importantes autoridades da saúde públicaSão Paulo, 14 de abril de 2016.

Está aberta a 30ª edição do Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems 2016), que está sendo realizado no Palácio das Convenções do Anhembi, até sexta-feira (15), na capital paulistana. Considerado um dos maiores eventos de saúde pública do país, o encontro promove cursos, oficinas, rodas de conversas com o objetivo de elaborar novos caminhos para o Sistema Único de Saúde (SUS).

O CRF-SP é um dos apoiadores do evento e montou um estande na praça de exposições. No local, o Conselho oferece assistência do GTAM (Grupo Técnico de Apoio aos Municípios) aos gestores que pretendem estruturar a assistência farmacêutica. Também está disponível materiais com informações sobre saúde pública, folderes orientativos e edições da Revista do Farmacêutico.

Alexandre Padilha, Stênio Miranda, Arthur Chioro e Lenir SantosAlexandre Padilha, Stênio Miranda, Arthur Chioro e Lenir SantosAlexandre Padilha, Stênio Miranda, Arthur Chioro e Lenir Santos

Abertura

Estande do CRF-SP oferece assistência aos municípios para assistência farmacêuticaEstande do CRF-SP oferece assistência aos municípios para assistência farmacêuticaEstande do CRF-SP oferece assistência aos municípios para assistência farmacêuticaNo primeiro dia do congresso foi realizada a cerimônia de abertura, que contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas o secretário de saúde de São Paulo e ex-ministro da saúde, Alexandre Padilha, que representou o prefeito da cidade, Fernando Hadad; Lenir Santos, representando o atual ministro da saúde, Marcelo Castro; o ex-ministro da saúde e representante dos ex-presidentes do Cosems, Arthur Chioro; Stenio Miranda, presidente do Cosems; e Mauro Junqueira, presidente do Conasems. Ausência notada foi a do secretário de saúde do Estado de São Paulo, David Uip, que não enviou sequer um representante.

Os discursos destacaram os problemas da saúde pública relacionadas com a crise política e econômica que o país atravessa. “Não podemos ignorar os problemas da saúde, que é o sub-financiamento e a qualidade da gestão pública. O Ministério da Saúde reconhece que o valor aplicado é inferior às necessidades das pessoas e também reconhece que muito se fez e se faz pela saúde, mas temos muito ainda a avançar”, comentou Lenir Santos.

“A gente sabe das dificuldades do financiamento mas é importante a gente olhar as coisas boas que acontecem nas nossas unidades de saúde, olhar os trabalhos que cada município apresentou, porque é isso que nos dá força para enfrentar os desafios que temos”, disse Alexandre Padilha.

Cosems está em sua 30ª edição construindo caminhos para a melhoria do SUSCosems está em sua 30ª edição construindo caminhos para a melhoria do SUSCosems está em sua 30ª edição construindo caminhos para a melhoria do SUSNo primeiro dia de congresso também aconteceu o “Encontro com prefeitos do Estado de São Paulo”, em parceria com a Associação Paulista de Municípios (APM). Na ocasião, representantes das prefeituras debateram temas como financiamento da saúde e as necessidades das políticas do SUS.

Prêmio Adelaide José Vaz

Outro destaque do Cosems será a cerimônia de entrega do 1º Concurso do II Prêmio Adelaide José Vaz, que ocorrerá na sexta-feira (15). Trata-se de uma parceria do Cosems-SP e do CRF-SP que tem o objetivo de reconhecer, identificar e multiplicar as iniciativas exitosas dos farmacêuticos atuantes na rede pública.

 

Carlos Nascimento
Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.