Com auditório lotado, Barretos recebe capacitação para campanha contra as três doenças

Dr. Pedro Menegasso prestigiou a capacitação na cidade de BarretosDr. Pedro Menegasso prestigiou a capacitação na cidade de BarretosDr. Pedro Menegasso prestigiou a capacitação na cidade de BarretosBarretos, 7 de abril de 2016.

A cidade de Barretos recebeu na quarta-feira, 6, a capacitação presencial para campanha “Farmacêuticos contra dengue, zika e chikungunya”, promovida pelo CRF-SP com o objetivo de formar farmacêuticos multiplicadores de informações para prevenção dessas doenças e cuidados aos pacientes, já que a farmácia é o primeiro local onde recorrem assim que percebem os primeiros sintomas. Com auditório lotado, o evento foi realizado no campus do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb).

Na abertura da capacitação, o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, parabenizou o interesse expressivo dos profissionais da cidade em se aprofundar nos conhecimentos sobre as três doenças relacionadas ao mosquito Aedes aegypti para, então, oferecer a melhor orientação farmacêutica para o enfrentamento desses males.

“São em momentos como esse que podemos demonstrar nosso diferencial como profissionais de saúde, pois, muitas vezes, conseguimos evitar que um paciente com febre ou dor de cabeça venha a sofrer uma complicação severa e até a morte por utilizar um medicamento contraindicado em caso de dengue, zika ou chikungunya”, afirmou o dr. Pedro.

Dr. Israel Murakami, palestrante, e dr. Gilmárcio Martins, diretor da seccional de BarretosDr. Israel Murakami, palestrante, e dr. Gilmárcio Martins, diretor da seccional de BarretosDr. Israel Murakami, palestrante, e dr. Gilmárcio Martins, diretor da seccional de Barretos

Muitos participantes aproveitaram a capacitação para esclarecer dúvidas com o ministrante dr. Israel Murakami, conselheiro do CRF-SP, que alertou sobre a importância de o profissional buscar sempre referências na literatura no que diz respeito a substâncias repelentes ou coadjuvantes no tratamento das doenças.

Dr. Israel, que também é membro do grupo de trabalho de saúde pública do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e membro do grupo de trabalho sobre Dengue, Chikungunya e Zika do CRF-SP, falou ainda sobre o manejo do paciente com suspeita desses casos, ressaltando a utilização dos materiais da campanha do CRF-SP.Dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP, concede entrevista à TV BarretosDr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP, concede entrevista à TV BarretosDr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP, concede entrevista à TV Barretos

“No material distribuídos nesta capacitação estão o Manual de orientação ao farmacêutico: Dengue, zika e chikungunya; o fluxograma do manejo do paciente com suspeita de dengue, zika e chikungunya e o uma ficha de atendimento para suspeitos das três doenças, que contará com assinatura do farmacêutico e todas as informações necessárias para serem encaminhadas pelo paciente ao médico”, explicou.

Campanha continua

Entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e cadastre sua farmácia para integrar a campanha. É uma oportunidade do estabelecimento se destacar e o farmacêutico fazer a diferença na orientação correta sobre o uso de medicamentos.

Renata Gonçalez