Atuação do farmacêutico na saúde estética é tema de debate na sede

Plenário lotado na primeira atividade promovida pela Comissão Assessora de Farmácia EstéticaPlenário lotado na primeira atividade promovida pela Comissão Assessora de Farmácia EstéticaPlenário lotado na primeira atividade promovida pela Comissão Assessora de Farmácia EstéticaSão Paulo, 2 de março de 2016.

Para promover um intenso debate sobre a regulamentação e os procedimentos que podem ser realizados por farmacêuticos na área de Estética, a Comissão Assessora de Farmácia Estética do CRF-SP realizou na segunda-feira, 29, na capital, o I Encontro Farmácia Estética – “Requisitos técnicos para o exercício do farmacêutico no âmbito da saúde estética”. O evento, que marcou a primeira atividade da Comissão, lotou o plenário da sede do Conselho e reuniu tanto profissionais atuantes no setor como os que têm interesse em buscar especialização em saúde estética.

Na abertura do Encontro, o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, destacou que a Farmácia Estética é uma área nova do ponto de vista da regulamentação, o que é mais um marco para a profissão. "Trata-se de mais uma área que pertence ao nosso âmbito de atuação, e que abre grandes possibilidades de trabalho para o farmacêutico. Por isso, o CRF-SP está à disposição no que for necessário para ajudar na defesa e no desenvolvimento desse setor”.

Plenário lotado na primeira atividade promovida pela Comissão Assessora de Farmácia EstéticaPlenário lotado na primeira atividade promovida pela Comissão Assessora de Farmácia EstéticaDr. Lucas Portilho, coordenador da Comissão Assessora de Farmácia Estética do CRF-SP

Após uma breve apresentação dos membros da Comissão realizada pelo coordenador, dr. Lucas Portilho, os participantes acompanharam a palestra da dra. Agni Salobreña sobre conceitos gerais de estética, uma área que não é privativa do farmacêutico, mas na qual há diferentes níveis de responsabilidade que cada profissional pode assumir.

A falta de formação acadêmica entre os esteticistas abriu espaço para a inserção de outros profissionais na área, incluindo os farmacêuticos, explicou a dra. Agni. A farmacêutica esteta também alertou sobre a importância de o profissional ter empatia com o trabalho em estética. “Conseguimos alcançar o aspecto fisiológico do indivíduo através dos procedimentos estéticos. Então, é importante compreender a responsabilidade deste trabalho e assegurar o nosso papel enquanto profissional da saúde. ”

Os membros da Comissão dra. Agni Salobreña, dra. Halika Groke e dr. Rafael FerreiraOs membros da Comissão dra. Agni Salobreña, dra. Halika Groke e dr. Rafael FerreiraOs membros da Comissão dra. Agni Salobreña, dra. Halika Groke e dr. Rafael Ferreira

As legislações que amparam a atuação do farmacêutico na saúde estética, como as Resoluções 573/2013 e 616/2015, foram detalhadas pelos dra. Halika Groke e dr. Rafael Ferreira. Esta última Resolução, aprovada em novembro passado, regulamenta a realização de procedimentos estéticos invasivos não cirúrgicos por farmacêuticos, entre os quais a aplicação de toxina botulínica, o preenchimento dérmico, a carboxiterapia, a intradermoterapia/mesoterapia, o agulhamento/microagulhamento estético e a criolipólise.

Importante ressaltar que é necessário ter especialização lato sensu para atuar com os procedimentos estéticos descritos tanto na Resolução CFF 616/15 quanto na Resolução CFF 573/13.

Outros procedimentos de estética básica e avançada como drenagem, ultrassom cavitacional, ultracavitação, tratamentos a laser, criolipólise e crioterapia foram detalhados por outra farmacêutica que integra a Comissão, dra. Natália Villela.

Dr. Pedro Menegasso (presidente do CRF-SP), dra. Raquel Rizzi (vice-presidente), dr. Antônio Geraldo (secretário-geral), dr. Marcos Machado (diretor-tesoureiro) e dr. Marcelo Polacow (conselheiro federal por SP)Dr. Pedro Menegasso (presidente do CRF-SP), dra. Raquel Rizzi (vice-presidente), dr. Antônio Geraldo (secretário-geral), dr. Marcos Machado (diretor-tesoureiro) e dr. Marcelo Polacow (conselheiro federal por SP)Dr. Pedro Menegasso (presidente do CRF-SP), dra. Raquel Rizzi (vice-presidente), dr. Antônio Geraldo (secretário-geral), dr. Marcos Machado (diretor-tesoureiro) e dr. Marcelo Polacow (conselheiro federal por SP)

Ao final do evento, houve um amplo debate entre os presentes e os ministrantes que puderam sanar diversas dúvidas da atuação na área, incluindo aspectos éticos, financeiros e as possibilidades para o futuro neste âmbito de atuação.

Renata Gonçalez