CRF-SP aprofunda discussões das diretrizes curriculares

A Profa. Dra. Marise Stevanato, coordenadora da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica do CRF-SP e a Profa. Dra. Vânia dos Santos, representante da Abef durante a abertura do FórumA Profa. Dra. Marise Stevanato, coordenadora da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica do CRF-SP e a Profa. Dra. Vânia dos Santos, representante da Abef durante a abertura do FórumA Profa. Dra. Marise Stevanato, coordenadora da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica do CRF-SP e a Profa. Dra. Vânia dos Santos, representante da Abef durante a abertura do FórumSão Paulo, 1º de março de 2016.

Coordenadores e professores de diversas instituições de ensino superior reuniram-se na sede do CRF-SP no sábado, 27/02, para o IV Fórum estadual de discussão das diretrizes curriculares dos cursos de Farmácia do Estado de São Paulo.

Em pauta, o debate, ponto a ponto, das propostas para reformulação das diretrizes curriculares definidas em 2002 e que ainda estão em vigor. Entre os pontos, definição do perfil do farmacêutico, eixos que irão compor a formação do profissional, carga horária e áreas de concentração do curso.

Para a Profª. Dra. Marise Bastos Stevanato, coordenadora da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica do CRF-SP, a profissão passa por um momento ímpar e nada mais oportuno do que discutir o ensino farmacêutico. A Profª. Dra. Vania dos Santos, representante da Associação Brasileira de Ensino Farmacêutico, Abef, também destacou a importância de debater sobre as diretrizes visando as novas áreas que a profissão pode percorrer.

Dr. Leoberto Tavares, representante da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica do Conselho Federal de Farmácia, enfatizou que, apesar do Estado de São Paulo concentrar cerca de 30% dos cursos de Farmácia do país, é importante considerar a assimetria entre as regiões e chegar a um consenso. Ele destacou a importância da tecnologia e inovação na formação do profissional, já que atualmente, 95% dos fármacos consumidos no Brasil são importados.

O Prof. Leoberto Tavares representou a Comissão Assessora de Educação do Conselho Federal de Farmácia O Prof. Leoberto Tavares representou a Comissão Assessora de Educação do Conselho Federal de Farmácia O Prof. Leoberto Tavares representou a Comissão Assessora de Educação do Conselho Federal de Farmácia

O debate foi fundamental para compilar as ideias que serão apresentadas durante o Fórum Nacional sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia, previsto para março, em Brasília. O evento foi a finalização do trabalho iniciado em outros encontros como o I Fórum (14/03/15), o II (22/08/15) e o III (22/09/15).

Thais Noronha