Trabalhos científicos e presidente da FIP marcam mais um período de evento

Presente da FIP, dra. Carmen Peña, prestigia o estande do CRF-SP no CongressoPresente da FIP, dra. Carmen Peña, prestigia o estande do CRF-SP no CongressoSão Paulo, 12 de outubro de 2015.

No terceiro dia do XVIII Congresso Farmacêutico de São Paulo, um dos destaques foi a avaliação dos trabalhos científicos expostos no quarto andar do Centro de Convenções Frei Caneca. No local, estudantes de graduação e pesquisadores de universidades do todo o país apresentaram o mais avançado conhecimento produzido em todo o Brasil nos diversos campos de atuação farmacêutica.

De acordo com uma das avaliadoras, a professora dra. Marise Stevanato, coordenadora da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica do CRF-SP, os trabalhos científicos apresentados estão bem qualificados. “Nossa profissão tem muitos processos e metodologias que precisam ser melhorados, principalmente naqueles que envolvem o paciente”, afirmou.

A graduanda do nono período de Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Sara Ferreira apresentou pela primeira vez uma pesquisa num grande congresso. Seu trabalho investiga o efeito espasmolítico de uma espécie de solanum, que pode ser aplicado em um futuro medicamento para hipertensão, asma e cólica. “A experiência de apresentar o trabalho no Congresso é muito importante pelo aprendizado, contato com outros profissionais e crescimento profissional. Pretendo continuar o trabalho na área e fazer especialização”, afirmou a estudante.

Trabalhos científicos expostos no quarto andar passam por avaliaçãoTrabalhos científicos expostos no quarto andar passam por avaliação

Já o trabalho de mestrado do dr. João Leopoldo Oliveira Araújo, da Universidade de Sorocaba (Uniso), avaliou o acesso a medicamentos para tratamento de diabetes no Brasil. O pesquisador coletou uma amostragem de mais de 55 mil farmácias e analisou como se comportou o consumo de medicamentos inclusos no programa Saúde Não Tem Preço, de iniciativa governamental, em que é reembolsado 100% dos custos.

“Analisamos o período de 12 meses anteriores quando o paciente pagava até 90% do medicamento, depois comparamos o período em que o paciente não pagava. Verificamos o aumento significativo de medicamentos dispensados. Em casos como as insulinas e os medicamentos via oral para diabetes, o crescimento foi de 40 até quase 100% de crescimento durante a aplicação do programa, demonstrando que é possível ter mais ao medicamento”, justificou dr. João.

Presenças Ilustres

Autoridades também visitaram o estande do CRF-SP, como a presidente da Federação Internacional de Farmacêuticos (FIP), a espanhola dra. Carmen Peña, que fará a palestra de encerramento amanhã, dia 13, às 14h. "Como presidente dos farmacêuticos em nível mundial, é uma honra e um orgulho poder estar com os companheiros do Brasil, neste caso, de São Paulo, em um evento deste nível em que se firmam parcerias entre farmacêuticos de toda a América Latina, Estados Unidos e de tantos países. São oportunidades únicas para compartilhar informações sobre todas as tendências do mundo da Farmácia. Sim, é uma honra estar presente e estar com todos vocês!”

Dr. Jerolino Lopes Aquino, presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, SBAC, também esteve no estande. “Muito importante um congresso como esse até porque está tendo foco em todas as atividades ligadas ao farmacêutico. Sem dúvida, a área de análises clínicas que foca no controle da qualidade e nos cuidados com a segurança do paciente vai interagir com o que está se passando nesse congresso. Eu acredito no farmacêutico que domina os diversos segmentos, esse é o farmacêutico que precisamos”.

Outras atividades

Também ocorreram atividades técnicas sobre a área cosmética, pesquisa clínica, globalização da Farmácia, gestão de resíduos, rastreabilidade de medicamentos, uso racional de antibióticos, atuação do farmacêutico no SUS e logística farmacêutica.

Na área de âmbito, o destaque ficou por conta do Seminário de Análises Clínicas e Toxicológicas, o IV Fórum Paulista de Farmacêuticos Homeopatas, o Workshop - Autonomia Técnica e Responsabilidade Solidária Frente a Lei nº13.021/14 e o I Simpósio: Fronteiras das Ciências Farmacêutica.

Manual de Orientação ao Farmacêutico - conduta e postura profissional, lançado nesta segunda-feiraManual de Orientação ao Farmacêutico - conduta e postura profissional, lançado nesta segunda-feira

Durante o workshop Autonomia Técnica, o CRF-SP lançou o Manual de Orientação ao Farmacêutico – Conduta e Postura Profissional. O material foi produzido com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento profissional e pessoal do farmacêutico, com orientações sobre o desenvolvimento e construção da imagem profissional adequada, apresentação, relacionamento e comunicação com equipe de trabalho, prescritores, gestores e usuário, como também dicas de postura nas redes sociais.

Carlos Nascimento (com colaborações de Mônica Neri, Renata Gonçalez e Thais Noronha)