Guia sobre direitos e prerrogativas profissionais é lançado durante o evento

Dra. Simone Delatorre (advogada do CRF-SP), dra. Luciane Ribeiro (gerente do Departamento de Ética do CRF-SP), dr. Pedro Menegasso (presidente do CRF-SP), dra. Maria Fernanda Carvalho (conselheira), dr. Marcos Machado (diretor-tesoureiro), dr. Rogério Silveira (Sinfar), dra. Reggiani Wolfenberg (gerente geral técnica do CRF-SP) e dr. Fábio Angelini (Sinfar)Dra. Simone Delatorre (advogada do CRF-SP), dra. Luciane Ribeiro (gerente do Departamento de Ética do CRF-SP), dr. Pedro Menegasso (presidente do CRF-SP), dra. Maria Fernanda Carvalho (conselheira), dr. Marcos Machado (diretor-tesoureiro), dr. Rogério Silveira (Sinfar), dra. Reggiani Wolfenberg (gerente geral técnica do CRF-SP) e dr. Fábio Angelini (Sinfar)São Paulo, 11 de outubro de 2015.

O lançamento de materiais de orientação para profissionais aconteceu durante o segundo dia do XVIII Congresso Farmacêutico de São Paulo. Uma delas foi a cartilha de Direitos e Prerrogativas Profissionais, que ocorreu na mesa-redonda Prerrogativas e Desafios Profissionais. O material foi desenvolvido pelo Comitê de Prerrogativas do CRF-SP com apoio do Sindicado dos Farmacêuticos (Sinfar).

Segundo a dra. Maria Fernanda Carvalho, conselheira e coordenadora do Comitê de Prerrogativas do CRF-SP, para produzir o conteúdo da cartilha, foi realizada uma pesquisa que levantou as dez principais queixas e as indicações de como resolvê-las. “Esperamos que essa cartilha ajude, oferecendo informação para que o farmacêutico atue com responsabilidade e excelência, sabendo agir diante dos problemas do dia a dia dando apoio na defesa de seus direitos e autonomia no exercício profissional”, afirmou.

A mesa-redonda contou com debate que reuniu, além da dra. Maria Fernanda, o dr. Marcelo Polacow, conselheiro federal por São Paulo, dr. Fábio Angelini, advogado do Sinfar, dr. Carlos Maurício Barbosa, bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal, dr. Marcos Machado, diretor tesoureiro do CRF-SP e dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP.

Participando também da mesa-redonda “Desafios da Farmácia como Estabelecimento de Saúde”, o dr. Carlos Mauricio Barbosa destacou: "O Brasil, sendo um país com dimensões de um continente, tem um papel fundamental na saúde mundial e a Farmácia Estabelecimento de Saúde segue por essa direção, de um local onde o farmacêutico pode utilizar seu conhecimento para encontrar soluções e melhorar a saúde da população, mostrando a sua importante contribuição para a saúde pública".

Durante III Encontro Nacional de Professores de Deontologia Farmacêutica e VI Encontro Paulista de Professores de Deontologia Farmacêutica, também houve o lançamento da cartilha "Ensino de Deontologia e Legislação Farmacêutica Conceitos e Práticas - 2ª edição.

Movimentação intensa nos auditórios

Mais uma tarde de atividades sobre temas diversos marcou o segundo dia do XVIII Congresso Farmacêuticos de São Paulo. Dentre os mais procurados estavam o simpósio Segurança do Paciente: Importância da Atuação do Farmacêutico, com participação dos internacionais dra. Christene Jolowsky e dr. Lawrence Brown, além da dra. Helaine Capucho, dra. Dirce Akamine e dra. Aline Bortoluzzi.

Dr. Humberto Zardo apresentou o tema "Inovações tecnológicas e de Infraestrutura na Produção de MedicamentosDr. Humberto Zardo apresentou o tema "Inovações tecnológicas e de Infraestrutura na Produção de Medicamentos

Outro tema de destaque foi a palestra “Inovações Tecnológicas e de Infraestrutura na Produção de Medicamentos”, ministrada pelo dr. Humberto Zardo.

Carlos Nascimento (colaborou Renata Gonçalez)