Em interdição cautelar, Anvisa determina apreensão de xampu falsificado

Suspensões da AnvisaSão Paulo, 20 de julho de 2015

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta segunda-feira (20/7) a suspensão a apreensão e inutilização, em todo o território nacional, do lote 01700514 do produto cosmético Shampoo Marroquina Força e Brilho Step 2 e a interdição cautelar do lote 1770 do detergente enzimático Endozime Aw Plus Apa.

Além disso, a Anvisa suspendeu na última quinta-feira (16/7) a distribuição, a divulgação, a comercialização e o uso de todos os lotes do produto Formicida Pó Super Rosa – Formitek.

As decisões da agência foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU), confira o parecer da autarquia:

Shampoo Marroquina Força e Brilho Step 2

A Anvisa determinou a apreensão e inutilização, em todo o território nacional, do lote 01700514 do produto cosmético Shampoo Marroquina Força e Brilho Step 2, marca Beauty Hair.com validade até outubro de 2015 (10/2015). A empresa detentora do registro, Luso I Ind. e Com. de Cosméticos Ltda não reconhece o lote citado onde se trata de produto falsificado.

A determinação a ocorreu após o Laudo de Análise Fiscal, emitido pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS-Fiocruz) apresentar resultado insatisfatório no ensaio de determinação de Ph no produto.

A medida está na Resolução 2.076/2015 publicada nesta segunda- feira (20/7) no Diário Oficial da União (DOU).

Endozime Aw Plus Apa

A Anvisa determinou a interdição cautelar do lote 1770 do detergente enzimático Endozime Aw Plus Apa com validade até setembro de 2016 ( 9/2016) , importado e distribuído pela empresa Planitrade Assessoria Comércio e Representações Ltda.

O lote foi suspenso após Laudo de Análise Fiscal, emitido pela diretoria do Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF) , revelar resultados insatisfatórios no ensaio de “Atividade Amilolítica” em frente ao valor de referência rótulo do produto.

A interdição cautelar é uma medida preventiva e temporária que vigorará pelo prazo de 90 dias.

A medida está na Resolução 2.076/2015 publicada nesta segunda-feira (20/7) no Diário Oficial da União (DOU).

Formicida Pó Super Rosa – Formitek

A Anvisa suspendeu a distribuição, a divulgação, a comercialização e o uso de todos os lotes do produto Formicida Pó Super Rosa – Formitek ,fabricado pela empresa Formitek Química Ltda.

Os lotes do produto suprimiram da rotulagem a informação de “proibida venda livre – venda restrita para entidades especializadas”. O rótulo continha também a informação não aprovada de “produto domissanitário”, em desacordo
com o registrado na Anvisa.

Foi determinado que a empresa promova o recolhimento do estoque existente no mercado.

A medida está na Resolução 2.019/2015 publicada nesta quinta-feira (16/7) no Diário Oficial da União (DOU).

Assessoria de Comunicação CRF-SP  (Fonte: Anvisa)