Medicamentos e álcool em gel são recolhidos, confira as publicações

São Paulo, 19 de junho de 2015

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta semana os produtos e medicamentos que apresentaram irregularidades. De acordo com as determinações, os lotes dos produtos deverão ser recolhidos.

Suspensões da AnvisaSuspensões da AnvisaHidroclorotiazida (EMS/AS)

A Anvisa determinou a suspensão, comercialização e uso do lote 698685 do medicamento Hidroclorotiazida, 25 mg, fabricado pela empresa EMS S/A.
O Laudo de Análise Fiscal emitido pela Diretoria do Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal revelou resultado insatisfatório no ensaio de doseamento.
A empresa já iniciou o recolhimento voluntário do estoque do produto existente no mercado.
A determinação está na Resolução nº 1706/2015, publicada na segunda-feira (15/6) no Diário Oficial da União (DOU).

Cloridrato de Ciprofloxacino (Prati-Donaduzzi)

A Anvisa determinou a suspensão, comercialização e uso do lote 15A70W do medicamento CLORIDRATO DE CIPROFLOXACINO, 500 mg. O antibiótico tem data de validade até 01/2017 e é indicado para o tratamento de infecções. O produto é fabricado pela empresa Prati-Donaduzzi.
A determinação ocorreu após a fabricante comunicar à Agência o recolhimento do produto em razão de presença de corpo estranho observado no medicamento. A Anvisa determinou que a empresa promova o recolhimento do lote existente no mercado.
A medida está na Resolução nº 1718/2015 publicada na sexta-feira (19/6) no Diário Oficial da União (DOU).

Álcool gel Zulu (Companhia Nacional do Álcool)

A Anvisa determinou a suspensão, distribuição e comercialização e uso do lote 88 do ÁLCOOL GEL ZULU, 500g, com de validade de 24 meses. O saneante é fabricado pela empresa Companhia Nacional do Álcool.
O lote foi suspenso após Laudo de Análise Fiscal, emitido pela Diretoria do Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal, revelar resultados insatisfatórios obtidos na análise inicial para os ensaios de PH e rotulagem primária do produto.
A Agência determinou que a empresa promova o recolhimento do produto.
A medida está na Resolução nº 1719/2015 publicada na sexta-feira (19/6) no Diário Oficial da União (DOU).

Renopril (Belfar Indústria Farmacêutica)

A Anvisa determinou o recolhimento de lote do medicamento para hipertensão Renopril. O lote suspenso é o 034132, com validade até março de 2016, em razão de caixa do medicamento de 20 mg conter cartela de comprimidos de 10 mg
A medida está em Resolução da Anvisa nº 1.703 publicada na edição de sexta-feira (12/06) do Diário Oficial da União e informa que a Belfar encaminhou comunicado de recolhimento voluntário do medicamento à Agência.
A Belfar informou que foi encontrada cartela do medicamento de 10 mg em uma caixa que deveria conter o Renopril de 20 mg e a empresa considerou apropriado recolher do mercado todo o lote. Segundo a Belfar, o recolhimento do lote 034132 já foi concluído.

Assessoria de Comunicação CRF-SP (com informações da Agência Brasil e Anvisa)