Antibiótico e tintura para cabelo são suspensos pela Anvisa

Resoluções da Anvisa São Paulo, 9 de junho de 2015

A resolução da Anvisa nº 1648/2015, publicada na segunda-feira (08/06) no Diário Oficial da União (DOU) determinou a suspensão, comercialização e uso de todos os lotes válidos do antibiótico Protectina, cápsulas gelatinosas duras com microgrânulos, em todas as concentrações. O medicamento é registrado pelo Laboratório Gross.

De acordo com a Agência uma das razões da suspensão é o fato de que laboratório não solicitou a inspeção para fins de Certificação em Boas Práticas de Fabricação do local declarado no registro como responsável pela produção e encapsulamento do produto intermediário (microgrânulos de hiclato de doxiciclina), da Ethypharm (Houdan, França). Também não foram comprovados os locais de fabricação do medicamento.

Em 03 de novembro de 2014, a Agência já havia indeferido o pedido de renovação de registro do medicamento. A empresa deve promover todo o recolhimento de todo o estoque do medicamento citado na Resolução.

A Anvisa em outra resolução suspendeu a fabricação, distribuição e uso do Viclohex solução aquosa, fabricado pela empresa R.T.R. Volante EPP.

A agência explicou que a decisão foi tomada após a verificação de diversas irregularidades, inclusive na propaganda no site da empresa. A publicidade induzia o consumidor a utilizar o produto como antisséptico, finalidade para o qual não foi notificado na autarquia.

A medida está na resolução nº 1650/2015, publicada na segunda-feira no Diário Oficial da União (DOU).

Já a resolução nº 1649/2015 também publicada na segunda-feira no Diário Oficial da União determinou suspensão da fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso da tintura para cabelo Exotic Colors Criativ, fabricado pela empresa G.G.G Maia, que não possui registro na Agência.

A determinação, segundo a Anvisa se deu pelo fato de que o produto era comercializado irregularmente pelo site www.criativexotic.com.

Assessoria de Comunicação CRF-SP (Fonte: Anvisa)