Nova advertência da Anvisa deve ocupar 30% da parte frontal dos maços de cigarro

 

Nova advertência da Anvisa deve ocupar 30% da parte frontal dos maços de cigarro São Paulo, 14 de abril de 2015 

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta segunda-feira (13), no Diário Oficial da União (DOU), uma resolução que determina uma nova advertência nos maços de cigarros. O novo alerta ocupará 30% da parte frontal de todas as embalagens

O texto previsto do aviso deve ser: "Este produto causa câncer. Pare de fumar. Disque saúde: 136". A resolução determina que a orientação seja escrita em letras brancas em um fundo preto. Os pacotes não poderão, de acordo com a norma, ter nenhum elemento visual que possa esconder ou dificultar a visualização da mensagem.

A coordenadora do centro de controle de tabagismo do Hospital do Coração de São Paulo (HCor), Silvia Maria Cury Ismael, considera o novo alerta um complemento às leis e ações vigentes no país. “Cada lei que você consegue aprovar é mais uma forma de encostar no fumante no sentido de que ele precisa parar de fumar”, complementa a psicóloga.

A resolução foi aprovada em reunião da agência no dia 2 de abril. Com a publicação, a obrigação vale para a indústria e distribuidores a partir de janeiro de 2016. Embalagens antigas devem ser recolhidas do mercado até 30 de junho do ano que vem.

 

 

Marcelo Staffa

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.