Secretários de Saúde municipais procuram Grupo Técnico do CRF-SP para regularização

 

Estande do CRF-SP no Cosems 2015: movimentação intensaEstande do CRF-SP no Cosems 2015: movimentação intensaCampos do Jordão, 20 de março de 2015.

Durante os três dias de duração do XXIX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems 2015), em Campos do Jordão, diversos secretários de Saúde, prefeitos e farmacêuticos procuraram o estande para saber mais informações sobre o Grupo Técnico de Apoio aos Municípios (GTAM), criado especialmente para oferecer suporte técnico e jurídico aos gestores que pretendem estruturar a assistência farmacêutica municipal.

Documentação necessária, aspectos legais e todos os requisitos para que a população conte com assistência farmacêutica eficaz fizeram parte das orientações. A equipe mostrou também os benefícios de contar com o farmacêutico em diversos setores da rede pública no sentido de planejar a compra de medicamentos e produtos para saúde, gerenciar estoque, integrar equipes multiprofissionais, dar assistência e orientação à população, além de muitas outras atribuições que otimizam os recursos públicos.

O secretário de Saúde do Estado de São Paulo, David Uip, em declaração exclusiva ao CRF-SP, fez questão de evidenciar o diferencial do farmacêutico. “O farmacêutico é vital na rede pública. Tanto fazendo parte da política de saúde como descobridor de novas situações terapêuticas, quanto como propositor de alternativas. Hoje, a Secretaria de Estado tem um conselho composto por profissionais da área de Saúde especialmente por farmacêutico. Eu noto que essa participação é fundamental”.

 

Dra. Karin Sasaki (advogada do CRF-SP), David Uip (secretário estadual de Saúde do SP) e dr. Paulo Souza (farmacêutico do CRF-SP)Dra. Karin Sasaki (advogada do CRF-SP), David Uip (secretário estadual de Saúde do SP) e dr. Paulo Souza (farmacêutico do CRF-SP)

 

Diferencial farmacêutico

Mostrar ao gestor o diferencial da assistência farmacêutica no sentido de planejar a compra de medicamentos, controlar o estoque, oferecer informações que garantam o uso racional à população são algumas das atribuições do farmacêutico que atua na esfera municipal. Nesse contexto, a farmacêutica e secretária de Saúde de Pitangueiras, município próximo a Barretos, dra. Francine Oliveira Toledo, tem realizado um trabalho efetivo. As três unidades de Saúde da cidade contam com assistência farmacêutica em período integral. “Há um ano e meio estou nesse cargo e fico muito feliz por estar regular. Acompanho de perto, cobro os farmacêuticos. Quando o gestor não é farmacêutico, é difícil enxergar as condições necessárias, então esse conhecimento ajuda bastante”. Dra. Francine ressalta ainda que o reconhecimento da população e dos próprios funcionários das unidades é evidente.

 

Dra. Francine Toledo, secretária de Saúde de Pitangueiras, é atendida pela equipe do CRF-SPDra. Francine Toledo, secretária de Saúde de Pitangueiras, é atendida pela equipe do CRF-SP

 

O secretário-adjunto de Saúde do Estado de São Paulo, Wilson Pollara, destacou a criação do Grupo Técnico de Apoio aos Municípios. “Essa iniciativa é muito importante porque hoje, com a municipalização da saúde, os prefeitos são responsáveis pela saúde do município.

O anfitrião do evento, prefeito de Campos do Jordão, Frederico Guidoni, falou sobre a importância da participação do CRF-SP no Cosems. “Em um congresso que trata de questões relacionadas ao SUS, a farmácia é um dos pontos centrais e que estão sendo discutidos porque disciplina a distribuição de medicamentos à população, assim como a forma de uso. Então, o CRF-SP está de parabéns pelo brilhante trabalho do GTAM orientando em especial aos municípios menores para estruturar a assistência.”

O prefeito de Assis, interior de São Paulo, Ricardo Pinheiro Santana, ressaltou que são notórias as vantagens de contar com o farmacêutico. “Tivemos muitos problemas de entrega de medicamentos errados e falta de orientação que, hoje, com a presença de farmacêuticos nas unidades de dispensação de medicamentos, não temos mais”.

Thais Noronha
Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.