CRF-SP presente em simpósio da Unifesp sobre programa Mais Médicos

CRF-SP presente em simpósio da Unifesp sobre programa Mais MédicosSão Paulo, 11 de fevereiro de 2015.

O presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, participou na manhã de hoje (11) da abertura do Simpósio “Programa Mais Médicos – Perspectivas e Opiniões”, que teve por objetivo debater a assistência à saúde no país sob ótica do Programa Mais Médicos, analisando o atual panorama desde sua implementação. O evento foi realizado no Teatro Marcos Lindenberg da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na capital. O simpósio contou com a presença de diversas autoridades e expôs os pontos de vista de médicos estrangeiros e brasileiros, gestores, usuários dos serviços de saúde e da população em geral.

Em seu discurso de abertura, a reitora da Unifesp, Profª Drª Soraya Smaili, lembrou que a universidade tem papel importante em diversas fases da formação dos profissionais que integram o Mais Médicos, e citou parcerias voltadas para ampliar o programa. “A ampliação das vagas dos cursos de medicina é a próxima fase do programa Mais Médicos. Precisamos aprimorar e aprofundar essa discussão dada a importância que o programa tem para a formação de médicos e para o fortalecimento do SUS”.

O vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), dr. Mauro Gomes Aranha Lima, expôs a visão dos médicos brasileiros no debate. A programação também contou com a participação de representantes dos Ministérios da Saúde (Hêider Aurélio Pinto, secretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde) e da Educação (Vinícius Ximenes da Rocha, diretor de Desenvolvimento e Educação em Saúde).

Números da capital

Presente no simpósio, o secretário municipal de Saúde, José de Filippi Jr., apresentou os dados referentes ao programa Mais Médicos na capital. Segundo ele, das 8 milhões de consultas na atenção básica realizadas no ano passado, 1,4 milhão foram prestadas por profissionais do programa, sendo a grande maioria cubanos, seguido de brasileiros intercambistas, além de argentinos, bolivianos e outros.

Dra. Lígia Pereira (Fiscalização do CRF-SP); o secretário municipal de Saúde, José de Filippi Jr.; e o presidente do CRF-SP, dr. Pedro MenegassoDra. Lígia Pereira (Fiscalização do CRF-SP); o secretário municipal de Saúde, José de Filippi Jr.; e o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso

Renata Gonçalez