Encontro irá enfatizar a atuação clínica do farmacêutico

 

Encontro irá enfatizar a atuação clínica do farmacêuticoEncontro irá enfatizar a atuação clínica do farmacêuticoSão Paulo, 19 de janeiro de 2015.

Novas legislações ratificaram uma realidade da profissão farmacêutica: o foco no paciente. As atribuições clínicas que estão presentes na rotina do profissional vão muito além da área hospitalar e abrangem outros segmentos da Farmácia.

Para acompanhar esta tendência, o CRF-SP organiza o XV Encontro Paulista de Farmacêuticos, em 20 de janeiro, na capital, em que irá enfatizar o papel do farmacêutico no cuidado com o paciente. Mais do que um dia especial, por ser o Dia do Farmacêutico, o CRF-SP quer provocar a reflexão e levar boas experiências aos profissionais que estiverem no evento.

Dos Estados Unidos, um dos países berço da Farmácia Clínica, vem o Prof. Dr. Douglas Slain, docente universitário há 20 anos, professor nas faculdades de Farmácia, Enfermagem e Medicina e em cursos de Pós-graduação da Universidade de West Virginia (UWV). Diretor do Programa de Residência em Doenças Infecciosas da UWV e ganhador do prêmio “Clínico do ano de 2007” da Society of Infectious Diseases Pharmacists. A palestra contará com tradução simultânea e será fundamental para entender o conceito de Pharmaceutical care e conhecer os benefícios da proximidade ao paciente.

Como o conceito vai além do ambiente hospitalar, os cuidados farmacêuticos na farmácia também estarão em debate. A dra. Maria de Fátima Aragão contará sua experiência em farmácia no Sergipe. Já a dra. Nathália Ferraz, farmacêutica clínica das unidades de terapia intensiva e do Programa AVCi Joint Comission do Hospital Santa Paula, mostrará sua rotina na área hospitalar.

Já para analisar a formação do farmacêutico, dra. Silvia Storpirtis, professora de “Biofarmacotécnica” e corresponsável pela disciplina “Fundamentos de Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica” na FCF-USP, traçará um panorama dos conhecimentos e habilidades necessários para atuar na área clínica.

Exemplo de superação

O Dia do Farmacêutico encerra com a palestra que irá mostrar aos participantes a história de vida de Roberto Carlos Ramos, que inspirou o filme “O contador de histórias”, do cineasta Luiz Vilaça. Hoje pedagogo, Roberto Carlos aos 6 anos foi levado por sua mãe à Febem de Minas Gerais, por acreditar que era um local que educava filhos menores de famílias pobres. Convivendo com todo tipo de humilhação, teve em seu prontuário 132 fugas (registradas dos 6 aos 13 anos), sendo considerado por seus “educadores” como um caso irrecuperável.

Sua postura positiva perante a vida, com força de vontade e coragem para enfrentar desafios, o qualificou como palestrante de renome internacional. Entre uma e outra história, Roberto Carlos mostra com bom humor que é possível superar as dificuldades por maiores que elas sejam.

 

 

XV Encontro Paulista de Farmacêuticos

Data: 20/01/15 (8h30 às 16h)

Local: Auditório da Universidade Paulista (Unip) - Rua Vergueiro, 1.211 – Paraíso – São Paulo/SP (entre as estações Paraíso e Vergueiro do Metrô)

Vagas esgotadas. Para inscrever-se na lista espera: (11) 3067-1468 ou clique aqui

 

Thais Noronha

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.