Anvisa tentará restringir venda de medicamentos emagrecedores

São Paulo, 11 de setembro de 2014

Foi publicado sexta-feira o decreto que suspende a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que havia proibido a venda e produção dos emagrecedores Mazindol, Anfepramona e Femproporex.

“Vivemos um vácuo normativo”, afirmou o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano.

Na próxima reunião da diretoria da agência, Barbano vai propor novas regras para tentar restringir a venda dessas três substâncias.

A indústria teria de apresentar, para obter ou renovar registro dos medicamentos, estudos demonstrando a eficácia e segurança das drogas.

Outra medida proposta é proibir que o medicamento seja preparado em farmácias de manipulação.

Barbano mais uma vez criticou a decisão do Congresso de liberar a venda dos medicamentos.“ Foi uma decisão irresponsável e perigosa. Não sei quem ganhou com isso”, afirmou.

Ele não sabe, no entanto, a opinião de seus colegas de colegiado sobre o tema.

A liberação sacramentada na sexta, no entanto, tem eficácia limitada. “Os pacientes não vão encontrar o medicamento industrializado na farmácia de uma hora para outra”, afirmou o presidente do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos do Estado de São Paulo (Sindusfarma), Nelson Mussolini.

O presidente destacou que a retomada da produção ainda exige uma adaptação das empresas.

E, completou, por enquanto nenhuma das fabricantes consultadas decidiu se vai retomar a atividade.

Assessoria de Comunicação CRF-SP (fonte: O Estado de S. Paulo)