Novo "Encontro com o Presidente" traz Ivan Valente e Sérgio Mena Barreto

Deputado Ivan Valente e presidente da Abrafarma participam da TV CRF-SP (parte 1)

São Paulo, 6 de agosto de 2014.

O segundo programa “Encontro com o Presidente”, gravado na sede do CRF-SP, na capital, recebeu o deputado federal Ivan Valente e o presidente da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias, Abrafarma, Sergio Mena Barreto. De um lado o deputado que vem encabeçando as lutas pela farmácia estabelecimento de saúde, inclusive com a apresentação do substitutivo ao projeto 4385/94, de autoria da ex-deputada Marluce Pinto e de outro, o representante da classe empresarial com o foco na visão empreendedora que a lei pode proporcionar.

O presidente do CRF-SP dr. Pedro Menegasso questionou ambos sobre os impactos da aprovação dessa lei. Para o deputado Ivan Valente, o conteúdo desse projeto é um direito do cidadão à assistência farmacêutica integral e é uma luta antiga. “Mais do que isso é garantir que esse estabelecimento faça assistência à saúde, temos que privilegiar a ideia da responsabilidade solidária entre proprietário e farmacêutico. É diferente vender um medicamento e dispensar, dispensar é garantir que o cidadão possa sair de uma farmácia orientado a utilizar esse insumo básico à saúde, que é o medicamento”.

Deputado Ivan Valente e presidente da Abrafarma participam da TV CRF-SP (parte 2)

Dr. Pedro Menegasso destacou que durante todo o trâmite de aprovação do projeto, o debate ocorreu com as partes (entidades farmacêuticas e representantes do comércio varejista) de costas uma para outra, cada uma debatendo seu lado. “As pessoas se passaram a conversar, entraram em um consenso e quem ganhou foi a sociedade brasileira”.

Já para Mena Barreto, presidente da Abrafarma, há uma agenda para o futuro a ser construída entre as partes envolvidas. Talvez esse foi o ganho maior do que o projeto em si. “Ao longo do tempo a farmácia vai se moldando e é o estabelecimento mais próximo do cidadão em qualquer local do mundo todo. No sentido de oferecer o primeiro olhar do farmacêutico sobre o problema que o consumidor tem, mas que também oferece soluções de beleza, de bem-estar”. Ele ressaltou ainda que a possibilidade da realização de serviços farmacêuticos pode trazer mais rentabilidade aos estabelecimentos.

Mena Barreto também enfatizou os ganhos para o setor com o projeto. “Para a Abrafarma, é o açúcar no mel, como entidade estamos formatando vários serviços farmacêuticos para oferecer aos associados. Mapeamos 18 serviços possíveis, vamos começar com oito. Queremos parcerias com a Anvisa e o Conselho Federal de Farmácia para futuras regulamentações”.

Em depoimento, o senador José Pimentel destacou a aprovação por unanimidade no Senado. “Esse reconhecimento é resultado do trabalho que essa categoria presta ao longo da sua história as nossas famílias”.

Dr. Walter Jorge João, presidente do Conselho Federal de Farmácia ressaltou os ganhos para a farmácia no sentido de passar a contar definitivamente com profissional capacitado que é o farmacêutico. Além da possibilidade da dispensação de soros e vacinas e a garantia da assistência e serviços voltados à saúde no controle das doenças crônicas como hipertensão e diabetes.

Sergio Mena Barreto, presidente da Abrafarma, dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP e o deputado federal Ivan ValenteSergio Mena Barreto, presidente da Abrafarma, dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP e o deputado federal Ivan ValenteSergio Mena Barreto, presidente da Abrafarma, dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP e o deputado federal Ivan Valente

Thais Noronha

2014 06 03 banner congresso farmacia saude