Farmacêuticos da Seccional da Zona Leste atendem população em Itaquera e inovam com imunização contra a gripe

São Paulo, 3 de julho de 2014.

Farmacêuticos da Seccional da Zona Leste realizaram na manhã desta quinta-feira, dia 3, 409 atendimentos durante ação em parceria com a Subprefeitura de Itaquera para levar orientação farmacêutica, testes de glicemia capilar e vacinação contra a gripe à população que se dirigiu ao posto da SPTrans dentro da Subprefeitura. Os beneficiados foram pessoas que solicitaram concessão ou renovação de Bilhete Único especial, e aproveitaram para cuidar da saúde. No local também era possível aferir a pressão arterial e medir o índice de massa corporal (IMC).

Foi a primeira vez que o serviço de imunização foi inserido em uma campanha de prestação de serviços de saúde à população com a participação de farmacêuticos voluntários do CRF-SP. As atribuições e competências do farmacêutico na dispensação e aplicação de vacinas em farmácias e drogarias estão descritas na Resolução nº 573 do Conselho Federal de Farmácia (CFF), publicada em 22 de maio de 2013.

Mais uma vez, a população atendida aprovou os serviços oferecidos. A aposentada Sonia Nadir Costa, 63 anos, recebeu todos os serviços disponibilizados, e recebeu uma dose de vacina contra a gripe. “Esses farmacêuticos são como anjos guardiões para mim. Recebi várias orientações de saúde e todos me atenderam com eficiência e um sorriso nos lábios”.

Mais uma vez, população aprova serviços oferecidos pelos voluntários do CRF-SPMais uma vez, população aprova serviços oferecidos pelos voluntários do CRF-SP

Esta foi também a percepção da dona de casa Otávia Maria Ferreira, 60 anos, que aproveitou a oportunidade para esclarecer dúvidas sobre o tratamento que faz para dislipidemia (colesterol elevado) com sinvastatina. “Fui muito bem atendida, e a partir de agora vou procurar sempre a orientação do farmacêutico sobre os medicamentos que uso”.

Já a boliviana Shina Debora Parrado, 29 anos, não sabia que no Brasil os farmacêuticos estão aptos a prestar tantos serviços de saúde. “Achei ótimo porque em São Paulo existem farmácias em todo lugar, então podemos sempre contar com a ajuda dos farmacêuticos”.

Entre os farmacêuticos voluntários que aplicaram vacina na população estava o dr. Lucindo Ferreira da Silva. “É uma novidade que certamente irá contribuir para que nós, profissionais de Farmácia, tenham o reconhecimento e a valorização que tanto desejamos. Ainda são poucas pessoas que conhecem todos os campos de atuação do farmacêutico, e o trabalho que o CRF-SP vem realizando nesse sentido tem sido excelenete”.

A diretora da Seccional Zona Leste, dra. Alessandra BrognaraA diretora da Seccional Zona Leste, dra. Alessandra BrognaraPara a diretora da Seccional da Zona Leste, dra. Alessandra Brognara, a ação realizada na quinta-feira, denomina Ação Intersetorial de Saúde, reafirmou a parceria entre o CRF-SP e a Subprefeitura de Itaquera, já ocorrida em edições passadas da ação Farmacêutico na Praça. “A parceria consagra um trabalho que já realizamos há algum tempo, que é o de conscientizar aqueles que estão no comando sobre a importância do farmacêutico para a saúde pública. Uma porta que se abre para que o farmacêutico atue também na área de imunização”.

De acordo com a assessora técnica da Supervisão Técnica de Itaquera, Márcia Cassiana Rosa, a parceria com o CRF-SP é algo saudável e que traz intersetorialidade à ação, com a participação de várias profissionais da saúde. “Nosso objetivo é identificar idosos que não tenham aderido à campanha de vacinação da gripe e, então, imunizá-los e ainda oferecer uma série de orientações de saúde”.

Renata Gonçalez