Campanha Farmacêutico Bom de Sangue realiza coletas na Seccional de Osasco (SP)

04 06 14 doacao de sangue304 06 14 doacao de sangue3Dra. Cristiani Fachini, coordenadora da Comissão Assessora de Distribuição e Transporte da Seccional de OsascoSão Paulo, 04 de junho de 2014.

A campanha “Farmacêutico Bom de Sangue” foi realizada pela primeira vez pelo CRF-SP nesta quarta-feira (4/6), na Seccional de Osasco (SP). Trata-se de mais uma iniciativa de voluntariado criada pelo Conselho, com parceria do Banco de Sangue Paulista. A ação tem o objetivo de incentivar a doação de sangue de farmacêuticos e estudantes de Farmácia e reforçar na sociedade a importância deste ato. Ao todo foram realizadas 37 coletas de sangue.

Na avaliação da diretora regional da Seccional de Osasco, dra. Márcia Tiemi, a ação foi um sucesso. “Valeu a pena acreditar na ideia, que foi apresentada pela primeira vez para a diretoria do CRF-SP há 2 anos. A campanha foi muito bem recebida pelos farmacêuticos da região e tem tudo para ser realizada mais vezes, inclusive em outras seccionais da grande São Paulo. Estamos muito contentes com o resultado desta primeira etapa e estamos já pensando numa próxima edição para setembro”, afirmou.04 06 14 doacao de sangue204 06 14 doacao de sangue2Dra. Márcia Tiemi Uemura Anzai, diretora regional da Seccional de Osasco

Idealizadora da iniciativa, a dra. Cristiani Fachini, coordenadora da Comissão Assessora de Distribuição e Transporte da Seccional de Osasco, afirmou que é uma satisfação ver o resultado da campanha que ajudou a realizar. “Percebemos a dificuldade de manutenção dos estoques nos bancos de sangue ao praticar este ato de cidadania, o farmacêutico mostra que sua classe está preocupada com a saúde da população e faz muito além do que se espera da sua atuação profissional”.

Da mesma maneira também avaliou a dra. Evelise Teixeira Costa, membro da comissão de distribuição e transporte da seccional. Ela considerou a iniciativa importantíssima para favorecer pessoas que, como seu próprio pai, já necessitaram de sangue. “Espero que seja a primeira de muitas campanhas, contando com o apoio de muitos colaboradores”.

04 06 14 doacao de sangue404 06 14 doacao de sangue4Para que a ação pudesse ser realizada, o Banco de Sangue Paulista montou uma estrutura de atendimento dentro da seccional capaz de realizar o serviço de maneira segura, cumprindo todas as exigências legais. Segundo o médico hemoterapeuta do Banco de Sangue Paulista, Marcelo Perez Pontes, a coleta itinerante já funciona há um ano e foi criada para facilitar a doação. “Com isso, conseguimos atingir aquele doador que não tem tempo de ir até o banco de sangue. Temos uma estrutura para atender empresas, faculdades e eventos”, disse o médico.

A expectativa da organização é que a iniciativa tenha o mesmo sucesso que o “Farmacêutico na Praça”, outra ação desenvolvida pelo CRF-SP em que farmacêuticos voluntários oferecem orientações sobre o uso correto de medicamentos, formas de armazenamento e descarte, além de serviços como aferição de pressão arterial (hipertensão), testes de glicemia (diabetes).

04 06 14 doacao de sangue04 06 14 doacao de sangue

Carlos Nascimento