Atribuições clínicas do farmacêutico são tema do IX Fórum de Diretrizes CurricularesAtribuições clínicas do farmacêutico são tema do IX Fórum de Diretrizes CurricularesSão Paulo, 19 de maio de 2014.

O CRF-SP promoveu no último sábado (17) o IX Fórum de Diretrizes Curriculares – Formação do Farmacêutico com Atribuições Clínicas, organizado pela Comissão Assessora de Educação Farmacêutica. A realização do evento nasceu da necessidade de discutir, após a publicação das Resoluções 585 e 586/2013 do Conselho Federal de Farmácia (CFF), a formação adequada de profissionais aptos a pôr em prática as atribuições clínicas descritas nas normativas. A ideia é que, a partir das experiências compartilhadas entre os participantes e as propostas discutidas ao longo do Fórum, seja elaborado um documento que possa nortear os coordenadores do curso de Farmácia daqui para a frente.

Na abertura do evento, a coordenadora da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica do CRF-SP, dra. Marise Bastos Stevanato, ressaltou que, ao regulamentar as atribuições clínicas do farmacêutico, a publicação das duas resoluções representa a oportunidade de mostrar à sociedade uma nova visão da profissão no Brasil. “Por esse motivo, é de extrema importância repensar os rumos do ensino farmacêutico, e o que devemos fazer para formar este profissionais com as atribuições clínicas pretendidas na legislação”.

Dr. Pedro MenegassoDr. Pedro MenegassoDr. Pedro Menegasso Dra. Marise StevanatoDra. Marise StevanatoDra. Marise Stevanato

A vice-coordenadora da Comissão, dra. Danyelle Marini, que representou a Associação Brasileira de Educação Farmacêutica (Abef), afirmou que o impacto das resoluções vai muito além da formação farmacêutica. “O momento é também de revisão das diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Farmácia, que completam 12 anos em 2014 e que precisam ser atualizadas de acordo com a demanda atual da sociedade”.

Dr. Marcos MachadoDr. Marcos MachadoDr. Marcos MachadoO diretor-tesoureiro do CRF-SP, dr. Marcos Machado, destacou que tem ouvido muitas críticas sobre ensino farmacêutico em todo o Estado. “Por isso, discussões como essa de hoje são essenciais para melhorarmos o ensino e, então, enveredarmos os caminhos da profissão”.

Dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP, elogiou o empenho da Comissão ao promover um evento sobre as atribuições clínicas do farmacêutico. “Trata-se de uma iniciativa que vai ao encontro do que defendemos como farmácia estabelecimento de saúde, pois, ao lutarmos por uma formação de qualidade, colocamos o farmacêutico no centro da farmácia, em detrimento do preço, do desconto, do volume de vendas”.

Também presente no evento, a vice-presidente do CRF-SP, dra. Raquel Rizzi, o debate sobre as atribuições clínicas demonstra a maturidade e o crescimento da categoria. “Para estudantes de Farmácia, é de suma importância que comecem, ainda na graduação, a se inteirar sobre as atribuições e responsabilidades do farmacêutico”.

Experiências nos EUA, Brasil e Itália

A programação também contou com palestra da Profª Dra Rosana dos Santos, da Universidade Federal de Santa Catarina, com o tema “Competência e habilidades do farmacêutico com atribuições clínicas. Na apresentação da Profª Dra Rosana, foi destacado que é atribuição de farmacêutico “atuar sob a lógica ampliada de saúde, a qual contempla, além dos aspectos biológicos do processo saúde-doença, os aspectos culturais e sociais, na perspectiva do atendimento das necessidades de saúde da população”.

Da esq. p/ dir.: dr. Leonardo Régis, dra. Sílvia Coimbra, dra. Rosana dos Santos e dr. Leonardo de AssisDa esq. p/ dir.: dr. Leonardo Régis, dra. Sílvia Coimbra, dra. Rosana dos Santos e dr. Leonardo de AssisDa esq. p/ dir.: dr. Leonardo Régis, dra. Sílvia Coimbra, dra. Rosana dos Santos e dr. Leonardo de Assis

As particularidades das atribuições clínicas do farmacêutico no Brasil, Estados Unidos e Itália deram o tom das discussões do IX Fórum de Diretrizes Curriculares, com participações do dr. Leonardo Vinícius Monteiro de Assis, farmacêutico pela Universidade Federal de Ouro Preto com período de sanduíche na University of Montana; dra. Sílvia Coimbra, da Comissão Assessora de Farmácia Clínica do CRF-SP e Profº Dr. Leonardo Régis Leira Pereira, docente da USP de Ribeirão Preto e pós-doutor pela Universidade de Pavia, na Itália.

Participantes compartilharam experiências ao longo do eventoParticipantes compartilharam experiências ao longo do evento

Renata Gonçalez