Vírus do sarampo ajuda a eliminar câncer em estudo experimental

 

Vírus do sarampo ajuda a eliminar câncer em estudo experimentalSão Paulo, 19 de maio de 2014

Uma dose fortíssima do vírus do sarampo manipulada em laboratório mostrou, pela primeira vez,  ter eliminado completamente o câncer em uma paciente, informaram cientistas americanos esta semana.

"Temos aqui um tratamento que você aplica uma vez e o efeito pode ser a remissão de longo prazo do câncer", disse o principal autor do estudo, um hematologista que desenvolveu a terapia, descrita no periódico "Mayo Clinic Proceedings".

"Acreditamos que possa se tornar uma cura de aplicação única", afirmou.

A paciente, de 49 anos, foi diagnosticada com um tipo de câncer na medula denominado mieloma múltiplo. Ela tinha um tumor na fronte e o câncer se espalhou pela medula espinhal.

Ela recebeu uma dose intravenosa do vírus do sarampo, conhecido como MV-NIS, que é seletivamente tóxico às células de plasma do mieloma.

Uma dose normal de vacina do sarampo contém 10 mil unidades infecciosas do vírus do sarampo. A dose neste estudo foi de 100 bilhões de unidades infecciosas.

"Ela teve uma resposta notável", disse Russell.

Apesar de alguns efeitos colaterais precoces, como fortes dores de cabeça, o tumor na testa logo desapareceu e sua medula ficou limpa.

Russell disse que sua remissão durou nove meses. Quando o tumor em sua fronte começou a reaparecer, os médicos o trataram com radioterapia local.

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP (Fonte:  Folha de S. Paulo)

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.