Pré-candidato, Padilha prestigia plenária e recebe propostas do CRF-SP

Pré-candidato, Padilha prestigia plenária e recebe propostas do CRF-SPPré-candidato, Padilha prestigia plenária e recebe propostas do CRF-SPSão Paulo, 13 de maio de 2014

 

O ex-ministro da Saúde e pré-candidato do PT ao governo do Estado de São Paulo, Alexandre Padilha, participou da plenária na sede do CRF-SP, na segunda-feira (12/5), ao lado dos também pré-candidatos a deputados estaduais pelo PT Eduardo Petrov, Paulo Eugênio e Teonilio Barba. Padilha é o segundo pré-candidato ao governo do Estado a prestigiar o Conselho e a destacar a importância da instituição no debate sobre saúde pública. Na visita, o ex-ministro enfatizou que o atual governo do Estado não colabora em levar farmacêuticos onde não há.

No ofício entregue ao ex-ministro, o CRF-SP destacou a visão da diretoria sobre os problemas relacionados à falta de assistência farmacêutica em equipamentos de saúde do Estado, o que coloca em risco o bem-estar da população. Entre os pontos, o documento ressaltou a necessidade da garantia de assistência farmacêutica nas Unidades Básicas de Saúde e penitenciárias do Estado de São Paulo; a ampliação do rol de medicamentos isentos do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e a expansão do Programa Dose Certa.

Outras iniciativas necessárias apresentadas aos pré-candidatos foram a implantação das Práticas Integrativas e Complementares no SUS; iniciativas a programas de educação e comunicação para a promoção do uso racional de medicamentos; o desenvolvimento de produção e pesquisa de insumos e medicamentos no Estado de São Paulo; a produção de medicamentos fracionáveis e a ampliação dos quadros de profissionais e modernização da vigilância sanitária, epidemiológica, ambiental e de controle de zoonoses.

Também foi mencionada a necessidade da criação da carreira estadual para provimento de farmacêuticos; a participação do farmacêutico na equipe multidisciplinar no atendimento à saúde mental e promoção ao tratamento do uso abusivo de álcool e outras drogas; a ampliação do Programa de Saúde da Família, assegurando a inclusão efetiva e participação do farmacêutico; a garantia às condições adequadas de transporte de medicamentos e a necessidade do atendimento humanizado e especializado aos pacientes.
Pré-candidato, Padilha prestigia plenária e recebe propostas do CRF-SPPré-candidato, Padilha prestigia plenária e recebe propostas do CRF-SP

O presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, abriu as discussões salientando a necessidade do debate público sobre as questões da Farmácia. “Tomamos uma decisão de inserir os farmacêuticos e os temas da Farmácia na discussão política do país para que tenhamos um crescimento de valorização e condições favoráveis ao atendimento com excelência aos cidadãos”, afirmou.

Alexandre Padilha lembrou do importante papel dos profissionais da saúde no desenvolvimento do país. “A saúde no Brasil responde a 9% do PIB nacional, são 12 milhões de profissionais que trabalham no âmbito de saúde, 10% de todo trabalho de ensino superior no Brasil”, disse. Para ele, os farmacêuticos podem contar com sua atenção para a valorização da profissão no Estado. “A categoria tem um peso decisivo nas políticas de saúde, tanto nas questões de gestão como de técnica e em movimentos de mobilização e articulação política.”

O setor de Análises Clínicas também foi lembrado durante a reunião, pelo diretor-tesoureiro do CRF-SP, dr. Marcos Machado, que sugeriu uma política para a área de diagnóstico semelhante à que ocorre com a Farmácia Popular. “Seria interessante que os laboratórios tivessem uma política de incentivo que ampliasse o acesso da população aos exames para as doenças mais comuns”, sugeriu.

Pré-candidato, Padilha prestigia plenária e recebe propostas do CRF-SPPré-candidato, Padilha prestigia plenária e recebe propostas do CRF-SPO pré-canditado a deputado Eduardo Petrov defendeu o aumento do financiamento da saúde em hospitais por meio de incentivo fiscal no Estado do São Paulo. “Com esse aumento de recurso ao SUS, os hospitais poderão trazer mais profissionais e ajudar tanto as categorias, como à população”, alertou.

Paulo Eugênio, que também pretende concorrer ao cargo de deputado, falou sobre seu objetivo de inserir o farmacêutico na saúde pública no Estado de São Paulo. “O Estado só tem a ganhar se o farmacêutico puder participar de todas as discussões de saúde pública e de todos os processos que envolvam medicamentos e orientação à população.”

Teonilio Barba, também pré-candidato, ressaltou que, além do estudo e atualização técnica, que são essenciais para o crescimento da Farmácia, a “ciência da política” também é extremamente importante para que as necessidades farmacêuticas sejam atendidas. “Cada farmacêutico tem de ser um militante das causas que fortalecem a profissão, só assim conseguirá ser valorizado.”

Durante o debate, o público teve oportunidade de levar seus questionamentos aos pré-candidatos. Dr. Rodinei Veloso, conselheiro do CRF-SP, lembrou que a assistência farmacêutica, principalmente referente aos medicamentos de alto custo, está sendo deixada de lado pelo governo do Estado. Ele lembrou a necessidade da ampliação da prescrição farmacêutica em todo o Estado e a urgência na melhoria das condições de trabalho para os farmacêuticos hospitalares.

Dr. Júlio Pedroni, coordenador da Comissão Assessora de Farmácia do CRF-SP, falou sobre a questão tributária dos medicamentos e da necessidade da redução do ICMS para as micro e pequenas farmácias e drogarias, garantindo a competição com as grandes redes. Já o dr. Fábio Ribeiro, conselheiro do CRF-SP, lembrou da necessidade da aprovação da subemenda aglutinativa ao Projeto de Lei nº 4.385/94, que garante que o responsável técnico deverá ser necessariamente um farmacêutico, profissional de saúde de nível superior, nas farmácias e que passa a considerar definitivamente a Farmácia como um estabelecimento de saúde e uma unidade de prestação de serviços de interesse público, articulada com o Sistema Único de Saúde, destinada a prestar assistência farmacêutica e orientação sanitária individual e coletiva.


Mônica Neri
Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.