Farmacêuticos realizam 850 atendimentos em Piracicaba

São Paulo, 12 de maio de 2014.

Mais uma edição do Farmacêutico na Praça fez sucesso entre a população. Desta vez em Piracicaba, interior paulista, a ação aconteceu durante a manhã de sábado, 10/05, na Praça José Bonifácio. Ao todo, entre aferição de pressão arterial, glicemia capilar, teste de hepatite C e orientação farmacêutica foram cerca de 850 atendimentos.

Prestação de serviços farmacêuticos foi o destaque da manhã de sábado, 10/05, em PiracicabaPrestação de serviços farmacêuticos foi o destaque da manhã de sábado, 10/05, em PiracicabaPrestação de serviços farmacêuticos foi o destaque da manhã de sábado, 10/05, em Piracicaba

Foram mais de 45 voluntários, ou seja, farmacêuticos e estudantes de Farmácia orientaram quem passou pela praça. A iniciativa foi prestigiada pelo secretário de Saúde da cidade, dr. Pedro Mello, que enalteceu a prestação de serviços e a importância do farmacêutico. “O farmacêutico é fundamental, saúde se faz com equipe multidisciplinar, quando você realiza um evento desse, não é só informar a população sobre a importância, mas prestar serviços, a gente sente seguro com a presença do farmacêutico na praça”. O secretário também destacou a necessidade de prevenção. “Piracicaba tem faculdades de Farmácia que formam excelentes farmacêuticos. A prestação de serviços é fundamental, mais do que desafogar as unidades de saúde, é detectar a doença de forma precoce, muitas vezes a pessoa é hipertensa ou tem hepatite C, que é uma doença silenciosa, e não sabe”.

O secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, prestigiou o evento. Na foto, Dra. Luciana Canetto Fernandes, diretora regional de Piracicaba, dr. Pedro de Mello, secretário de Saúde de Piracicaba, dra. Milena Ruggiero, coordenadora do depto de assistência farmacêutica do município, dra. Rafaela Novello, vice-diretora regional e dr. José Eduardo da Fonseca, presidente do Conselho Municipal de Saúde O secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, prestigiou o evento. Na foto, Dra. Luciana Canetto Fernandes, diretora regional de Piracicaba, dr. Pedro de Mello, secretário de Saúde de Piracicaba, dra. Milena Ruggiero, coordenadora do depto de assistência farmacêutica do município, dra. Rafaela Novello, vice-diretora regional e dr. José Eduardo da Fonseca, presidente do Conselho Municipal de Saúde O secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, prestigiou o evento. Na foto, Dra. Luciana Canetto Fernandes, diretora regional de Piracicaba, dr. Pedro Mello, secretário de Saúde de Piracicaba, dra. Milena Ruggiero, coordenadora do depto de assistência farmacêutica do município, dra. Rafaela Novello, vice-diretora regional e dr. José Eduardo da Fonseca, presidente do Conselho Municipal de Saúde

A diretora regional do CRF-SP em Piracicaba, dra. Luciana Canetto, destacou o quanto a ação aproxima população e farmacêutico. “A importância desse evento é indiscutível, é uma forma de valorizar a profissão, estar em contato com a sociedade, mostrar os serviços disponíveis e ainda aproximar as pessoas dos farmacêuticos que são profissionais com grande conhecimento em medicamentos e em doenças. Em Piracicaba, temos esse evento há bastante tempo e, por isso, a população já tem o farmacêutico como aliado. Esperamos crescer cada vez mais”.

Foco na população

Pessoas das mais variadas idades realizaram os serviços com os farmacêuticos voluntários. Dra. Roselaine Estela da Silva, trabalha em drogaria há 15 anos, atendeu, durante o Farmacêutico na Praça, um senhor com a glicose elevadíssima e sem sintoma nenhum. Estava com índice de 250 em jejum, quando a média o esperado é 100. “Estava totalmente fora, não sentiu nenhum mal estar. Eu o orientei a procurar um endocrinologista o mais rápido possível para medicá-lo. Controlar a alimentação, reduzir a ingestão de açúcar e carboidrato e como estava em um valor alto, o mais correto era procurar um pronto atendimento na hora”.

Entre os frequentadores estava Flávio Fonseca, comerciante da região. “Me interessei porque é uma oportunidade gratuita de realizar serviços, não costumo monitorar minha saúde, sou muito ocupado e achei muito bom para a população”. Conceição Viana dos Santos, 53 anos, estava passando pela praça e foi convidada a participar. “Muito difícil eu ir a farmácia. Não tomo nenhum medicamento, mas é muito importante acompanhar. Já vi que está tudo bem e vou passar pela orientação. Não sabia que poderia fazer teste de diabetes na farmácia. Sem a saúde podemos ter o dinheiro do mundo, mas não somos nada”.

Valdomiro da Silva, 72 anos, estava com a pressão alterada. “Não costumo tomar remédio, sempre monitoro e nunca tive essa alteração. Participo sempre quando há essa ação”.

Antonio de Almeida estava passeando com esposa na praça e viu os farmacêuticos por lá. “Gostei muito da ideia. Sempre faço os serviços na farmácia. Minha pressão estava um pouco alta, faço tratamento há 16 anos. Sempre vou ao posto de saúde ou a farmácia”.

Aos farmacêuticos que pretendem ser voluntários nas próximas ações, entrem em contato com uma das Seccionais do CRF-SP em todo o Estado.

Thais Noronha