Farmacêuticos da capital, Araçatuba e Prudente organizam protesto por aprovação de emenda

Farmacêuticos durante protesto em Brasília em 2010 Farmacêuticos durante protesto em Brasília em 2010 São Paulo, 9 de maio de 2014 -

Na próxima terça-feira, dia 13, e quarta-feira, dia 14, cerca de 1,5 mil farmacêuticos da zona leste da capital, Araçatuba (SP) e Presidente Prudente (SP) vão fazer um protesto para chamar atenção sobre a importância da subemenda aglutinativa ao Projeto de Lei nº 4.385/94, que deve ser votada, dia 14, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

Em Presidente Prudente a manifestação será dia 13, às 16h, na praça 9 de Julho (praça da Matriz). Já em Itaquera, na zona leste da capital, o protesto ocorre entre 12h e 14h, na praça da Estação de Itaquera, rua Gregório Ramalho. Já em Araçatuba (SP) a manifestação será às 19h30, em frente ao Araçatuba Shopping, na av. Pompeu de Toledo.

Alguns dos benefícios da aprovação da subemenda aglutinativa:

Nas farmácias, o responsável técnico deverá ser necessariamente um farmacêutico, profissional de saúde de nível superior;

Farmácia será definitivamente considerada um estabelecimento de saúde e uma unidade de prestação de serviços de interesse público, articulada com o Sistema Único de Saúde, destinada a prestar assistência farmacêutica e orientação sanitária individual e coletiva;

As farmácias deverão contribuir para a promoção do uso racional de medicamentos.

A manifestação tem o intuito de chamar a atenção para a importância do farmacêutico para a saúde da população. As pessoas que transitarem pela região, serão orientadas e informadas sobre a emenda aglutinativa e seus benefícios.

Para a farmacêutica dra. Alessandra Brognara, que organiza o ato na zona leste, a proposta é enfatizar a importância do farmacêutico para a saúde das pessoas. “Ele é o único profissional habilitado na farmácia a dispensar medicamento e orientar o paciente sobre o uso adequado”, afirma dra. Brognara.

“Participo destes movimentos desde 97. Não se trata apenas de trabalhar pela profissão, mas de valorizar a saúde como um todo. Se não nos mobilizarmos agora, podemos deixar passar uma proposta que pode ter consequências no futuro”, afirma o farmacêutico Marco Aurélio Poe, que organiza o protesto em Araçatuba (SP).

“É um novo momento para o farmacêutico. Ele vai ganhar muito mais espaço na farmácia. É um ganho muito grande do ponto de vista profissional”, afirma a farmacêutica dra. Rosilene Viel, de Presidente Prudente (SP).

Já em Brasília, centenas de farmacêuticos vão acompanhar de perto a votação. Além do CRF-SP, diversas entidades farmacêuticas, entre elas, coordenadores do Fórum Nacional de Luta Pela Valorização Profissional, conselheiros federais, diretores de conselhos regionais de farmácia de outros estados e dirigentes de sindicatos de farmacêuticos.

Marivaldo Carvalho