CRF-SP discute prescrição farmacêutica durante Fórum em Bragança

2014 05 08 forum prescricao braganca pedro2014 05 08 forum prescricao braganca pedroSão Paulo, 8 de maio de 2014

Na última terça-feira, dia 7/5, o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Eduardo Menegasso participou do “V Fórum: O Farmacêutico no SUS”, promovido pelo curso de Farmácia do campus de Bragança Paulista, no interior do estado, da Universidade São Francisco, que discutiu a prescrição farmacêutica com cerca de 300 participantes, entre estudantes de Farmácia e profissionais da região.

O presidente destacou as principais ações do Conselho em relação à prescrição, entre elas, a criação de um Grupo de Trabalho para discutir o assunto, informações à população e aos farmacêuticos por meio dos veículos de comunicação da entidade e envio de ofícios e a criação do curso de prescrição, que já capacitou, desde outubro de 2013, mais de 2,8 mil farmacêuticos.

"Estamos vivendo um momento histórico. Para que a profissão seja ainda mais forte é importante que ela tenha credibilidade e para ter credibilidade é preciso que ela seja levada a sério", afirmou dr. Menegasso.
2014 05 08 forum prescricao braganca publico2014 05 08 forum prescricao braganca publico

Também participaram da mesa de abertura a professora e diretora do campus, Márcia Aparecida Antônio, o dr. José Luis Mirando Maldonado, coordenador Técnico Científico do Conselho Federal de Farmácia (CFF), dr. Rodinei Vieira Veloso, conselheiro do CRF-SP e o acadêmico de Farmácia, Daniel Espósito Filho.

Para apresentar os principais aspectos da prescrição farmacêutica, assim como sua influência nos avanços da assistência farmacêutica sob o âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), o dr. Maldonado ministrou a palestra ‘Resoluções do CFF números 585/13 e 586/13’.

O coordenador técnico científico lembrou a história da prescrição farmacêutica no Brasil e ressaltou os principais modelos do mundo. Segundo ele, a prescrição reflete sobre a valorização do profissional e da farmácia como estabelecimento de saúde a serviço da assistência farmacêutica.

“O farmacêutico tem que ser visto muito mais do que o profissional responsável pelo medicamento, mas como profissional responsável pelo paciente. Ele tem que estar inserido na equipe multidisciplinar da saúde e estar com seu papel bem definido. Por isso, é essencial esse avanço”, destacou dr. Maldonado.

2014 05 08 forum prescricao debate2014 05 08 forum prescricao debatePara o acadêmico Rafael dos Santos, que cursa o último semestre de Farmácia, o evento é essencial para se ter uma visão geral da prescrição e incentivar os acadêmicos e os farmacêuticos a se capacitarem mais. “O evento mostrou a necessidade de o farmacêutico se atualizar para trabalhar com prescrição, já que o currículo do farmacêutico é defasado em semiologia, fisiopatologia e até mesmo em farmacologia clínica e terapêutica, que são matérias essenciais para prescrever”, afirmou.

Já a acadêmica do quinto semestre de Farmácia, Kelcilleny Ayala Ferreira, reforçou a necessidade de se falar sobre prescrição na universidade. “Achei o evento muito importante porque a regulamentação da prescrição farmacêutica é muito recente e, muitas vezes, nós que estamos ainda estudando acabamos não vendo e nem sabendo o que isso significa, onde a gente pode atuar, como e onde vamos fazer a prescrição farmacêutica”, disse.