Ação do CRF-SP acontece nesta segunda-feira, 5/05

 

Aferição de pressão é um dos serviços oferecidos no Farmacêutico na PraçaAferição de pressão é um dos serviços oferecidos no Farmacêutico na PraçaAferição de pressão é um dos serviços oferecidos no Farmacêutico na PraçaSão Paulo, 2 de maio de 2014.

Para comemorar o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, nesta segunda-feira, 5/05, o CRF-SP realiza mais uma edição do “Farmacêutico na Praça”. A ação, consolidada em todo o Estado acontece desta vez no vão livre do Masp, na avenida Paulista.

Das 9h às 17h, farmacêuticos voluntários estão realizando serviços como orientação farmacêutica, teste de glicemia capilar e aferição de pressão a todos que estiverem na região. É uma oportunidade para alertar sobre os riscos da automedicação, possíveis interações medicamentosas, além de mostrar todos os serviços que podem ser realizados em farmácias e drogarias.

A ação pretende contribuir com a orientação para que os números de casos de internações por intoxicação medicamentosa diminuam. Nos últimos cinco anos, o Brasil registrou quase 60 mil casos, segundo o Ministério da Saúde (Sinitox/Fiocruz).

Para o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, a ideia é mostrar à população que ela sempre que pensar em medicamento deve ter a convicção de que a orientação faz parte do tratamento. “O medicamento só existe quando você tem um produto farmacêutico mais orientação. Se ele for utilizado de forma errada vira um veneno”. Dr. Pedro também ressalta a banalização em torno do medicamento no Brasil. “Aqui tratam como um item qualquer e ele tem que ser barato. Não se discute o quanto ele é perigoso, que pode matar, que tem que ter critério. Farmácia não é um simples comercio, não pode vender medicamento sem receita, nem insistir em trabalhar sem farmacêutico”.

Ação já aconteceu em diversas regiões do Estado de São Paulo Ação já aconteceu em diversas regiões do Estado de São Paulo Ação já aconteceu em diversas regiões do Estado de São Paulo

A ação “Farmacêutico na Praça” procura despertar na população a importância do uso correto e seguro de medicamentos e da prevenção, acompanhamento e controle de doenças crônicas como o diabetes e a hipertensão arterial, além de alertar que o farmacêutico é um profissional de saúde acessível, que pode ajudar nesse controle e na melhoria da qualidade de vida do paciente.

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.