Anvisa aprova sistema de rastreamento de medicamentos da produção até a venda a fim de evitar falsificação

 

Anvisa aprova sistema de rastreamento de medicamentos a fim de evitar falsificaçãoAnvisa aprova sistema de rastreamento de medicamentos a fim de evitar falsificaçãoSão Paulo, 11 de dezembro de 2013.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anivsa) aprovou na segunda-feira (9/12), regras para rastreamento de remédios no país. Num prazo de três anos, o sistema permitirá acompanhar a trajetória do medicamento da produção até a venda. O projeto está descrito em Resolução publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (11/12).

"No caso de medicamentos controlados, o sistema trará informações desde o produtor até o comprador", afirmou o presidente da Anvisa, Dirceu Barbano.

Os dados sobre compradores dos demais remédios passarão a ser incluídos no sistema em uma segunda etapa, com prazo ainda não definido. Todas as embalagens deverão apresentar sistema bidimensional, semelhante a código de barras, que permitirá ao usuário saber se o produto é original.

A Anvisa determinou um prazo de dois anos para que cada empresa farmacêutica apresente um relatório de rastreabilidade completo de pelos menos três lotes. E também formou um comitê técnico para acompanhar a implementação da rastreabilidade.

 

Clique aqui e leia a íntegra da Resolução da Anvisa

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP
(com informações do Portal Anvisa)

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.