País deve ter mais de 576 mil novos casos de câncer no próximo ano, aponta relatório do Ministério da Saúde


País deve ter mais de 576 mil novos casos de câncer, aponta relatório do Ministério da Saúde - Foto: Erasmo Salomo - Ascom/MSFoto: Erasmo Salomo - Ascom/MS

São Paulo, 28 de novembro de 2013

O Brasil deverá ter 576.580 novos casos de câncer em 2014, de acordo com estimativa divulgada na quarta-feira (27) pelo Ministério da Saúde. O tumor de pele não melanoma, o mais frequente tanto entre homens quanto em mulheres, deverá atingir 182 mil pessoas, o equivalente a 31,5% do total. Na publicação “Estimativa 2014 - Incidência de Câncer no Brasil”, elaborada pelo INCA, estão relacionados os 19 tipos de cânceres mais frequentes no país.

Sul e Sudeste terão maior número de casos. Por duas razões: as regiões apresentam altas taxas populacionais e de envelhecimento. Pelos cálculos do Instituto Nacional de Câncer (Inca), responsável pelas projeções, a previsão é de que ocorram 299.730 casos novos no Sudeste e 116.330 no Sul. Na região Nordeste estimam-se 99.060 novos casos, seguida do Centro-Oeste (41.440) e do Norte (20.020). Segundo o Inca, o câncer cresce no Brasil seguindo uma tendência internacional, fortemente influenciado pelo envelhecimento da população. Outros fatores de risco também são importantes, como o tabagismo.

Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, os dados reforçam a necessidade de o câncer ser prioridade absoluta, para gestores e profissionais de saúde. Padilha chamou a atenção para o crescimento dos casos de câncer de cólon e reto, que hoje ocupa o segundo lugar do ranking dos tipos mais frequentes entre mulheres (atrás dos tumores de mama) e o terceiro entre homens (depois das neoplasias de próstata e de traqueia, brônquio e pulmão) - descontados os casos de câncer de pele do tipo não melanoma, de acordo com metodologia adotada pelo Inca.

O Inca ainda atribui o aumento à conjugação de vários fatores: obesidade, sedentarismo, envelhecimento e alimentação inadequada. Diante dos números, Padilha afirmou que um grupo deverá avaliar a possibilidade de se fazer o rastreamento desse tipo de câncer na população, a exemplo do que já é feito com câncer de colo de útero. Poucos países, como França e Noruega, adotam essa estratégia atualmente.



Estratégia

O exame mais importante para identificar a doença é a colonoscopia, um teste que exige infraestrutura, capacitação e preparo do paciente. O Inca avalia que a implementação de uma estratégia como essa teria de ser precedida de uma avaliação e de uma série de preparativos nos locais de atendimento, como treinamento e investimentos.

 

Mais comuns 

Mulheres O câncer de mama deverá registrar o maior número de novos casos no País: 57.120, ou 20,8% do total - descontado 0 câncer de pele não melanoma.Homens São esperados 68.800 casos no País de câncer de próstata, ou 22,8% do total - descontado o câncer de pele não melanoma.

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP (Com informações da Agência Saúde – Ministério da Saúde e do jornal O Estado de S. Paulo)

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.