Comissão de Educação no Senado cria condições para aprovar exame de proficiência para farmacêuticoComissão de Educação no Senado cria condições para aprovar exame de proficiência para farmacêuticoSão Paulo, 25 de novembro de 2013

O parecer com substitutivo do senador Cyro Miranda (PSDB-GO), que estabelece a obrigatoriedade da realização e aprovação em exame de proficiência para o egresso do curso de medicina, foi aprovado na Comissão de Educação do Senado na quarta-feira, dia 20. Miranda avaliou que com o avanço do projeto da medicina e sua aprovação, criaria condições para aprovação do exame de proficiência para os demais conselhos de saúde.

O CRF-SP, junto com conselhos regionais de saúde dos outros estados, entregou no dia 13 de novembro, na Câmara dos Deputados, um documento que solicita a realização de exames de proficiência aos egressos de cursos de Farmácia para o deputado federal Roberto Santiago (PSD-SP).

O texto propõe a realização de exames obrigatórios ao final dos cursos visando melhorar a qualidade do ensino e dos serviços que serão oferecidos à comunidade. A sugestão é a de que o projeto seja uma emenda do projeto de lei 559/07, que trata sobre a realização de exame de proficiência como requisito para a obtenção de registro profissional.

Já no dia 12 deste mês, o documento também foi entregue para o senador Cyro Miranda (PSDB-GO), relator do projeto de lei 217/2004, que trata de proficiência na área da medicina. Na ocasião, o senador se comprometeu a apresentar um projeto específico para as outras áreas da saúde, inclusive para o farmacêutico.

O presidente do CRF-SP, dr. Pedro Eduardo Menegasso, enfatiza que a qualidade do ensino é também uma das grandes preocupações da entidade e lembra que os cursos universitários de saúde refletem a situação precária do ensino no Brasil, em todos os níveis. “Nossa luta é contra a banalização da profissão e para não colocar a saúde da população em risco.”

Além do CRF-SP, a medida é apoiada pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Medicina (Cremesp), Biologia (CRBio-1), Biomedicina (CRBM-1), Educação Física (CREF4-SP), Enfermagem (Coren-SP), Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito-3), Fonoaudiologia (CRFa-2) e Medicina Veterinária (CRMV-SP).