PL que define farmácia como estabelecimento de saúde será votado em dezembro

PL que define farmácia como estabelecimento de saúde será votado em dezembroPL que define farmácia como estabelecimento de saúde será votado em dezembroSão Paulo, 22 de novembro de 2013

A Câmara dos Deputados deve votar na primeira semana de dezembro o substitutivo ao PL 4385/94 do deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP), que define farmácias e drogarias como unidades de saúde, que rege as ações e serviços de assistência farmacêutica. O objetivo da proposta original é garantir o direito do cidadão à assistência farmacêutica integral.

A assistência farmacêutica visa assegurar a assistência terapêutica integral, a promoção, a proteção e a recuperação da saúde, nos estabelecimentos públicos e privados que desempenhem atividades farmacêuticas.

O projeto estabelece que, nas farmácias, esse técnico deverá ser necessariamente um farmacêutico, que deve ser assistido por técnicos em farmácia de nível médio e auxiliares de farmácia, habilitados perante o Conselho Regional de Farmácia, para o exercício de atividades auxiliares, nos limites e condições estabelecidos pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF).

A farmácia é um estabelecimento de saúde e uma unidade de prestação de serviços de interesse público, articulada com o Sistema Único de Saúde (SUS), destinada a prestar assistência farmacêutica e orientação sanitária individual e coletiva, onde se processe a manipulação elou dispensação de medicamentos magistrais, oficinais, farmacopêicos ou industrializados, cosméticos, insumos farmacêuticos, produtos farmacêuticos e correlatos.

Segundo o projeto, o farmacêutico deverá permanecer na farmácia ou drogaria durante todo o horário de funcionamento. A proposta também determina que seja respeitado o direito adquirido pelo profissional provisionado de exercer a responsabilidade técnica pela farmácia.