Projeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados libera medicamentos para emagrecer e contraria decisão da Anvisa

 

Projeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados libera medicamentos para emagrecerProjeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados libera medicamentos para emagrecerSão Paulo, 21 de novembro de 2013

Na contramão do que definiu a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira um projeto de lei que autoriza a produção e venda de determinados medicamentos para emagrecer.

A proposta se refere a medicamentos feitos a partir de substâncias como sibutramina, anfepramona, femproporex e mazindol.

Os últimos três, do grupo das anfetaminas, foram proibidos em outubro de 2011, por determinação da Anvisa, que entendeu não haver comprovação de sua eficácia. Além disso, o risco do uso dos medicamentos superaria o benefício. A sibutramina foi mantida no mercado, mas com restrições.

A proposta foi aprovada em caráter terminativo pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara e, se não receber recurso para ser votado dentro de cinco dias pelo plenário, segue para votação no Senado.

A decisão da Anvisa de restringir o uso de inibidores de apetite foi duramente criticada por entidades médicas.

Procurada sobre a aprovação do projeto, a Anvisa afirmou que não se manifestaria.

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP (Com informações da Folha de S.Paulo)

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.