Ministério da Saúde publica a 8ª edição da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - Rename

Ministério da Saúde publica a 8ª edição da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - RenameMinistério da Saúde publica a 8ª edição da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - RenameSão Paulo, 13 de outubro de 2013.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE/MS), por meio do seu Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos, publicou este mês a 8ª Edição da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - Rename 2013. A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) é uma lista dos medicamentos para combater as doenças mais comuns que atingem a população brasileira. Os estados e os municípios utilizam a Rename para elaborar suas listas de assistência farmacêutica básica.

Na Rename, constam os nomes dos princípios ativos dos medicamentos, baseados na Denominação Comum Brasileira (DCB) – denominação do fármaco ou princípio farmacologicamente ativo aprovado pelo órgão federal responsável pela vigilância sanitária. Estes medicamentos possuem um ou mais princípios ativos, registrados na Anvisa e que apresentam menor custo nas etapas de armazenamento, distribuição, controle e tratamento. Além disso, todas as fórmulas apresentam valor terapêutico comprovado, com base em evidências clínicas.

O Brasil elabora listas de medicamentos considerados essenciais desde 1964. Em 2005, o Ministério da Saúde instituiu a Comissão Técnica e Multidisciplinar de Atualização da Rename (Comare). Participam da revisão 20 membros, entre representantes de universidades brasileiras, entidades civis e científicas, além das três instâncias gestoras do SUS.

Clique aqui para ter acesso à edição atualizada da Rename.

Assessoria de Comunicação CRF-SP

(Fonte: Portal CFF)

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.