Projeto realizado por farmacêuticos da Zona Leste leva peça teatral para crianças, com orientações sobre risco de medicamentos

 

Projeto realizado por farmacêuticos da Zona Leste leva peça teatral para crianças, com orientações sobre risco de medicamentosProjeto realizado por farmacêuticos da Zona Leste leva peça teatral para crianças, com orientações sobre risco de medicamentosSão Paulo, 21 de outubro de 2013.

Projeto educativo e de orientação direcionado a crianças foi iniciado nesta sexta-feira (18/10) pela recém criada Comissão Cultural da seccional Leste do CRF-SP. Com a apresentação da peça infantil “Remédio não é brinquedo, aprenda desde cedo” para cerca de 200 crianças entre 2 e 4 anos da creche municipal Ma-Má, na Vila Carrão, na zona leste de São Paulo, os farmacêuticos voluntários se utilizaram dos seus dons artísticos para alertar a criançada sobre os riscos de tomar remédio escondido dos pais.

“A ideia da peça é educar as crianças que, mesmo longe dos pais, ao ver o medicamento, em vez de tomar, entregue ao adulto. Vamos mostrar também a importância do profissional farmacêutico nessa luta”, disse Alessandra Brognara, diretora da Seccional Leste. Segundo ela, a peça, que é de sua autoria, será apresentada em outras creches, escolas e eventos públicos levando a mensagem para as crianças que é perigoso tomar remédio escondido.

Farmacêuticos encenam durante apresentação da peça Farmacêuticos encenam durante apresentação da peça "Remédio não é brinquedo, aprenda desde cedo"

O projeto foi desenvolvido para tentar reverter uma realidade preocupante. Segundo dados do Sinitox (Sistema Nacional de Informações Toxico Farmacológicas), órgão do Ministério da Saúde, 4.317 crianças (28% dos casos) entre 1 e 4 anos foram internadas por intoxicação de medicamentos em 2010. “Muitos desses casos se devem por descuido dos pais, que deixam medicamentos em locais de fácil acesso. Noutros, por causa do gosto adocicado e atraente ao paladar das crianças, que podem até confundi-los com balas e doces”, esclareceu a farmacêutica.

A terapêutica holística Tânia Cristina Selles Ramos, 33, mãe da Agatha, de 4 anos, que assistiu a apresentação, disse que seria bom que a peça ocorresse mais vezes na creche. “É uma forma tão simples de aprender de uma forma diferente, de um assunto muito importante. Além de entreter as crianças, passa uma mensagem de momentos que elas convivem no dia a dia”, diz Tânia.

Peça foi apresentada para cerca de 200 crianças entre 2 e 4 anos da creche municipal Ma-Má, na Vila CarrãoPeça foi apresentada para cerca de 200 crianças entre 2 e 4 anos da creche municipal Ma-Má, na Vila Carrão

Para a coordenadora pedagógica da creche Maria Cristina Rodrigues, os ensinos são voltados para as questões educativas, para o lúdico, afinal a criança aprende rápido. “O teatro, a música, a poesia são nossos métodos de trabalho.  A peça foi importante para as crianças. É a maneira mais simples de ensinar, a criança aprende e ainda comenta em casa”, afirma Maria Cristina.

 

Carlos Nascimento e Marivaldo Carvalho
Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

 CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.