Recorde de público nas palestras que trataram sobre Farmacêutico no SUS, Doping e suplementação alimentar e Serviços farmacêuticos


Segundo dia de Congresso também registra grande procura pelas atividades científicasSegundo dia de Congresso também registra grande procura pelas atividades científicas
Segundo dia de Congresso também registra grande procura pelas atividades científicas

São Paulo, 6 de outubro de 2013.

 

A grande procura dos congressistas por temas oferecidos no segundo dia do XVII Congresso Paulista de Farmacêuticos, que ocorre até 8/10, no Transamérica Expocenter, na capital, foi um dos destaques do maior e mais completo congresso de Farmácia da América Latina. As salas com lotação máxima traduziram a relevância dos assuntos abordados por ministrantes de renome internacional.

Em uma das palestras, dra. Djenane Carvalho, professora  adjunta da Faculdade de Farmácia da Universidade de Minnesota, EUA, a atenção farmacêutica fornece todas as informações e subsídio que o farmacêutico precisa para oferecer um serviço clínico dentro do sistema de saúde. “A atenção farmacêutica descreve todo o processo de trabalho do farmacêutico que quer fazer parte da equipe de saúde”.

Durante a palestra “A formação do Farmacêutico para o SUS”, dr. Dalmare de Oliveira Sá, ex-coordenador da Enefar, comparou a atuação profissional com o personagem Harry Potter. “Desde o primeiro livro, ele se comprometeu a desenvolver um papel dentro do objetivo proposto. A gente tem de formar o farmacêutico comprometido com o SUS, com a vida e o bem-estar do paciente”.

O doping de atletas e a suplementação alimentar também chamou a atenção dos participantes que foram conferir de perto todos os perigos e artifícios utilizados por pessoas que querem potencializar os efeitos do exercício.

O farmacêutico espanhol Manuel Machuca falou sobre a prestação de serviços em países em que a prática é bastante disseminada e valorizada pela população como Espanha e restante da Europa. Dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP foi o moderador da mesa-redonda que debateu o assunto.

 

 

Mesa sobre serviços farmacêuticos: dra. Patrícia Moriel (Unicamp), dra. Angelita de Melo (UFSJ), o moderador dr. Pedro Menegasso (CRF-SP), dra. Maria Eugênia Cury (Anvisa) e dr. Manuel Machuca (Espanha)Mesa sobre serviços farmacêuticos: dra. Patrícia Moriel (Unicamp), dra. Angelita de Melo (UFSJ), o moderador dr. Pedro Menegasso (CRF-SP), dra. Maria Eugênia Cury (Anvisa) e dr. Manuel Machuca (Espanha)

 

 

A visitação no estande também foi intensa. Mais de 100 pessoas participaram das palestras gratuitas que esclareceram sobre assuntos importantes como prescrição farmacêutica, interação entre anti-inflamatórios e SNGPC. Todas as palestras do estande estão sendo transmitidas ao vivo pelo portal.

Associação Ibero-americana 

Na manhã do segundo dia de congresso, o presidente do CRF-SP prestigiou a abertura do Congresso da Associação Ibero-americana das Academias de Farmácia, que acontece simultaneamente ao XVII Congresso Paulista de Farmacêuticos, ao lado de dr. Alberto Ramos Cormenzana, presidente da Academia Ibero-americana de Farmácia, Dr. Walter Jorge João, presidente do CFF, e Dr. Lauro Moretto, presidente da Academia Nacional de Farmácia.

 

No domingo também ocorreu a abertura do Congresso da Associação Ibero-americana das Academias de FarmáciaNo domingo também ocorreu a abertura do Congresso da Associação Ibero-americana das Academias de Farmácia

 

TV CRF-SP

Especialistas falam sobre temas em destaque no XVII Congresso Paulista de

A vice-presidente do CRF-SP, dra. Raquel Rizzi, destaca o que o farmacêutico pode esperar deste segundo dia do maior e mais completo evento de Farmácia da América Latina.

CLIQUE PARA VER O VÍDEO


Para o diretor-tesoureiro do CRF-SP dr. Marcos Machado: “O farmacêutico pode esperar um congresso voltado para a atualização profissional, deve vir com vontade de aprender, ganhar conhecimento, aplicar no seu dia a dia para ganhar o reconhecimento que todo profissional espera”

CLIQUE PARA VER O VÍDEO


O conselheiro dr. Adriano Falvo parabeniza o CRF-SP pela iniciativa de promover em seu estande palestras gratuitas transmitidas pelo portal www.crfsp.org.br sobre temas de grande importância para o momento vivido pelo farmacêutico, entre os quais prescrição farmacêutica. 

CLIQUE PARA VER O VÍDEO


Dr. Adrian Llerena, ministrante do minicurso "Farmacogenética: implantação do serviço" afirma que os efeitos adversos dos medicamentos são a sexta causa de mortes no mundo. E que hoje, com estudos genéticos, é possível saber porque uma pessoa tem mais riscos de apresentar esses efeitos do que outras.

CLIQUE PARA VER O VÍDEO


Dra. Djenane Ramalho ministrou, ao lado do dr. Manuel Machuca, o minicurso "Atenção farmacêutica: gestão integral da terapia medicamentosa". Ela falou sobre a importância deste serviço dentro do sistema de saúde para solucionar e prevenir problemas relacionados ao uso de medicamentos.

CLIQUE PARA VER O VÍDEO


Thais Noronha

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.