Farmacêuticos voluntários atendem a população durante as comemorações dos 37 anos do Parque do Carmo

São Paulo, 30 de setembro de 2013.

O Farmacêutico na Praça marcou presença durante evento que comemorou os 37 anos do Parque do Carmo, na Zona Leste da Capital, no domingo (29/09), das 8 às 17h. A equipe de farmacêuticos voluntários atendeu a população que compareceu à festa e frequentadores habituais do parque com orientações sobre o uso correto de medicamentos, sobre o direito da população de ser atendida pelo farmacêutico nas farmácias e drogarias, além de prestar os serviços de aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar. Foram realizados 1,1 mil atendimentos.

Aferição de pressão arterialAferição de pressão arterial

Uma das principais ações promovidas pelo CRF-SP, o Farmacêutico na Praça procura despertar na população a importância da prevenção, acompanhamento e controle de doenças crônicas como o diabetes e a hipertensão arterial, além de alertar que o farmacêutico é um profissional de saúde acessível, que pode ajudar nesse controle.

Teste de glicemia capilarTeste de glicemia capilar

Na avaliação da diretora regional da Seccional Leste, dra. Alessandra Brognara, o evento foi muito positivo e com boa quantidade de atendimentos, mesmo com uma frequência de público abaixo de média esperada por causa do tempo nublado e frio. “Nosso trabalho foi importante porque percebemos a necessidade de orientação para um público que não conhecia muito bem o trabalho do farmacêutico. Além disso, encontramos diversas pessoas que apresentaram alterações nos testes de pressão arterial e glicemia e foram alertados a procurar atendimento médico”.

Crianças tiveram orientação com palhaçosCrianças tiveram orientação com palhaços

As crianças foram divertidamente orientadas pelos palhaços dr. Esparadrapo e dra. Bandi, do Instituto Felicidade, com o suporte da farmacêutica e vice-diretora da Seccional, dra Sabrina Lima. Interagindo com brincadeiras educativas, eles informavam, por exemplo, sobre a maneira correta de guardar e descartar os medicamentos, as funções do farmacêutico e o que fazer em caso de suspeita de dengue.

O evento contou com diversas atividades: espotesO evento contou com diversas atividades: espotes

Além da tenda montada pelos farmacêuticos voluntários, o evento promovido pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente, da prefeitura de São Paulo, contou com uma extensa programação com serviços e atividades: apresentações musicais, teatro, artesanato indígena (exposição incentivada pela dra. Raquel Araújo com 90 indios), comidas típicas, esportes e muito mais.

O Taiko (tambores japoneses) também se apresentou O Taiko (tambores japoneses) também se apresentou

O diretor regional da seccional de Santo André, dr. Franklin Gomes Pio e Ricardo Teixeira, secretário do meio ambiente do município de São Paulo, também compareceram para prestigiar os trabalhos na tenda do CRF-SP.

A ação só foi possível graças ao patrocínio das empresas Droga Alvim, Bio Line, Neo Química, GPZ Distribuidora e Atacadista, Alzira Garcia, Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Sintaema) e Rotary Club.

Carlos Nascimento