Medicamentos combinados contra infarto aumentam aderência a tratamento, diz estudo

 


 Medicamentos combinados contra infarto aumentam aderência a tratamento, diz estudo Medicamentos combinados contra infarto aumentam aderência a tratamento, diz estudoSão Paulo, 6 de setembro de 2013

Um estudo feito com cerca de 2.000 pacientes com alto risco de desenvolver doença cardiovascular demonstrou os benefícios da chamada polipílula, um único comprimido que reúne medicamentos para controlar a pressão arterial e o colesterol e prevenir o entupimento de vasos sanguíneos. A pesquisa foi feita por cientistas de diversas instituições, como o  Imperial College London e o The George Institute for Global Health, entre outros. 

Em comparação com as pessoas que deveriam tomar os medicamentos separadamente, a aderência ao tratamento entre os que receberam a polipílula foi maior depois de 15 meses de acompanhamento.
No fim desse período, 86% dos pacientes do grupo da polipílula usavam a droga como indicado, contra 64,7% dos que seguiram o tratamento usual.

O comprimido único também provocou melhoras discretas na pressão arterial e nos níveis de colesterol em relação ao outro grupo, segundo o estudo publicado na revista médica "Jama".

Um comentário que acompanha o estudo, porém, afirma que são necessárias pesquisas mais rigorosas que demonstrem que a polipílula é capaz de reduzir mais eventos cardiovasculares.


Assessoria de Comunicação CRF-SP (Com informações da Folha de S.Paulo)

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.