Pela terceira vez, CRF-SP realiza o Farmacêutico na Praça simultaneamente em 21 locais do Estado, com saldo de 14,5 mil pessoas orientadasPela terceira vez, CRF-SP realiza o Farmacêutico na Praça simultaneamente em 21 locais do Estado, com saldo de 14,5 mil pessoas orientadasSão Paulo, 2 de setembro de 2013.

No último sábado (31 de agosto), o CRF-SP realizou, pela terceira vez, a ação Farmacêutico na Praça de forma simultânea em 21 locais do Estado de São Paulo, levando orientações sobre o uso correto de medicamentos à população da capital e cidades da Grande São Paulo, litoral e interior. Ao todo, foram 14,5 mil atendimentos realizados por quase 700 voluntários que fizeram a diferença na ação - da qual o CRF-SP é pioneiro - cujo objetivo é mostrar à população a importância do trabalho do farmacêutico enquanto profissional de saúde acessível, que pode auxiliar na obtenção de melhores resultados na terapia medicamentosa.

Os números traduzem a grandiosidade da ação, que teve início a partir das 8h em algumas cidades, estendendo-se até o fim da tarde em algumas localidades, como no Parque Villa Lobos e na Zona Leste (ambas na capital) e em Itapevi, na Grande São Paulo. Em todos os locais, a população formou filas para esclarecer dúvidas sobre o uso correto de medicamentos, além de realizar aferições de pressão arterial e glicemia capilar.

Em todos os locais foi grande a procura por orientação farmacêutica e outros serviçosEm todos os locais foi grande a procura por orientação farmacêutica e outros serviços

Na tenda montada no Parque Villa Lobos, além dos serviços citados acima, houve também atendimento especializado em auriculoterapia, orientações sobre colesterol, descarte de medicamentos, hepatite, homeopatia, medicamentos da rede pública, a atividade mexa-se contra a artrose (atividade realizada pela empresa Zodiac) e o bate-papo da saúde (atividade realizada pela empresa Medley). Já as equipes de algumas seccionais como Avaré, Itapevi (Osasco), Piracicaba, São João da Boa Vista e Zona Leste, também ofereceram como diferencial orientação sobre o descarte correto de medicamentos, recolhimento de medicamentos vencidos, testes de triagem para hepatite C e medição de índice de massa corporal (IMC).

Entretenimento com informação: na Zona Leste, destaque para as orientações dos farmacêuticos palhaços sobre uso correto de medicamentosEntretenimento com informação: na Zona Leste, destaque para as orientações dos farmacêuticos palhaços sobre uso correto de medicamentos

Agradecimento

A diretoria do CRF-SP fez questão de parabenizar o desempenho de cada um dos envolvidos no sucesso do Farmacêutico na Praça do último sábado. Na avaliação do presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso: "Tivemos um exemplo da capacidade de mobilização do CRF-SP por meio de suas seccionais! O sucesso do Farmacêutico na Praça realizado em 21 locais do Estado mostra o quanto os farmacêuticos estão empenhados em fazer a nossa profissão grandiosa e reconhecida pela sociedade. Parabéns, em nome do CRF-SP, a todos os colegas que contribuíram e obrigado por acreditarem que, juntos, podemos muito mais! Gostaria também de deixar aqui o meu agradecimento e a minha admiração pelo trabalho dos nossos diretores regionais que têm sido incansáveis na luta pela união da nossa classe e pela conscientização de todos sobre a importância da nossa profissão!".

Em sua mensagem de agradecimento, o diretor-tesoureiro dr. Marcos Machado completou: "O Farmacêutico na Praça é importante porque é uma ação que contribui para a saúde da sociedade, além de informar sobre as atividades do farmacêutico. É uma oportunidade de mostrar as habilidades e competências para a população."

Grande repercussão na mídia

Dr. Marcos Machado, diretor tesoureiro do CRF-SP, em entrevista à Rede GloboDr. Marcos Machado, diretor tesoureiro do CRF-SP, em entrevista à Rede Globo

Mais uma vez, a imprensa de diversos locais do Estado noticiou a iniciativa do CRF-SP em levar orientação farmacêutica e prestação de serviços gratuitos em locais públicos e de grande circulação de pessoas. Um dos destaque foi a reportagem feita pelo Jornal Nacional, cujo teor reconhece a importância do farmacêutico na orientação sobre o uso correto de medicamentos, e no quanto esse profissional pode ser aliado da saúde da população.

Clique aqui para assista à reportagem.

Patrocinadores:

patrocinadorespatrocinadores

Clique nas imagens e confira a galeria de fotos do Farmacêutico na Praça em todas as seccionais:

{gallery}2013_09_02_farma_na_praca{/gallery}

Renata Gonçalez (com informações de Carlos Nascimento, Mônica Neri e Thais Noronha)