CRF-SP amplia Seccional de Bragança Paulista e entrega novo auditório aos farmacêuticos da região

Da esq. p/ dir.: dr. Marcos Machado, dra. Priscila Dejuste, dra. Raquel Rizzi, dr. Rodinei Vieira Veloso, dra. Ieda Garcia, dra. Maria Bernardete Barletta e dr. Pedro MenegassoDa esq. p/ dir.: dr. Marcos Machado, dra. Priscila Dejuste, dra. Raquel Rizzi, dr. Rodinei Vieira Veloso, dra. Ieda Garcia, dra. Maria Bernardete Barletta e dr. Pedro Menegasso

São Paulo, 20 de agosto de 2013.

O CRF-SP entregou na última sexta-feira (16) a ampliação da Seccional de Bragança Paulista, com um novo e moderno auditório. O espaço passou por melhorias que garantirão maior conforto e praticidade para os farmacêuticos da região.

No auditório serão oferecidos cursos, reuniões, palestras, seminários, entre outros eventos essenciais para o crescimento profissional dos farmacêuticos.

Participaram do evento os diretores do CRF-SP, a diretora e a vice-diretora da Seccional, dra. Ieda Garcia e dra. Maria Bernadete Barletta, a secretária municipal de Saúde, dra. Estela Márcia Flores Gianesella, o ouvidor da Secretaria Municipal de Saúde, Luís Carlos da Silva Leme, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria das Graças Carvalho e os vereadores do município, Paulo Mário Arruda de Vasconcelos e Rita Valle, além de conselheiros da entidade e outros farmacêuticos da região.

Para o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, as seccionais são espaços para serem usados pelos farmacêuticos. “Precisamos deste espaço para discutir e apresentar o papel e a importância do farmacêutico à sociedade. Vamos aproveitar esta ampliação e avançar ainda mais".

Dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SPDr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP

A diretora regional de Bragança, dra. Ieda Garcia, destacou a participação dos farmacêuticos nos dez anos da seccional. “Temos farmacêuticos muito participativos, que merecem mais espaço para trabalhar e discutir, além de que agora poderemos acolher mais participantes nos cursos e eventos".

O ouvidor da Secretaria Municipal de Saúde de Bragança, Luis Carlos da Silva Leme, ressaltou a importância do espaço para a melhoria da saúde do município. "A importância da ampliação da seccional é que este é um espaço para os farmacêuticos, mas também para a saúde, já que será um espaço para discussões pertinentes desse setor”.

Já o farmacêutico dr. Wagner Gottardello, disse que o espaço servirá para unir ainda mais a categoria. "Esta ampliação é fundamental. Dá mais condições de desenvolvimento de trabalhos e eventos na seccional, além de aglutinar a classe".

Parceria contra as drogas

Durante a cerimônia, foi entregue ao presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), o projeto “Políticas públicas de enfrentamento ao uso de álcool e outras drogas”. O CMS busca o apoio do CRF-SP para, juntamente à Associação dos Psicólogos de Bragança Paulista (APSIBRAP) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), combater esses problemas na região.

"Este projeto foi desenvolvido por estas entidades, mas também por vários membros da sociedade civil. Percebemos que não existia preocupação das autoridades com a questão das drogas na região. Estamos levando este projeto a todas as autoridades. O CRF-SP pode nos ajudar com suas ações da SAF", afirmou ouvidor da Secretaria Municipal de Saúde, Luís Carlos da Silva Leme.

A SAF, ou Semana de Assistência Farmacêutica, foi instituída pela Lei Estadual 10.687, de 30/11/00, e divulga gratuitamente informações, por meio de palestras, aos alunos de escolas públicas e privadas de todo o Estado. A ação foi criada em 2001 e, desde lá, já orientou mais de 200 mil estudantes.

Um dos assuntos abordados pelos farmacêuticos nas palestras da SAF é o uso de drogas. Inclusive, no ano de 2012, a SAF trouxe à tona o problema com o tema “Informação sem contraindicação”, na qual os ministrantes abordaram as questões das drogas lícitas, como o álcool e o cigarro; e as ilegais, como a maconha, o crack, a cocaína e o ecstasy e suas consequências. (Veja aqui o folder: frente / verso)

Mônica Neri (colaborou Adriana Gonçalves)

Patrocínio:

Patrocinadores do eventoPatrocinadores do evento