Novo Selo de Qualidade em Educação Farmacêutica é apresentado para coordenadores e docentes de cursos de Farmácia

 

Novo Selo de Qualidade em Educação Farmacêutica é apresentado para coordenadores e docentes de cursos de FarmáciaNovo Selo de Qualidade em Educação Farmacêutica é apresentado para coordenadores e docentes de cursos de FarmáciaSão Paulo, 05 de agosto de 2013.

O CRF-SP, por meio da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica, lançou neste sábado (03/08) o Novo Selo de Qualidade em Educação Farmacêutica com o objetivo de certificar Instituições de Ensino Superior (IESs) que atendam critérios pré-estabelecidos e que evidenciam a qualidade do curso oferecido. Com a reformulação do projeto, o selo que é concedido aos cursos de Farmácia do Estado de São Paulo desde 2009 agora está classificado em três categorias: ouro (cinco estrelas), prata (quatro estrelas) e bronze (três estrelas), de acordo com a pontuação atingida pela IES. De caráter opcional, a certificação é um diferencial para as IES e um referencial para que o aluno perceba o nível de estrutura e organização do curso, além de assegurar que ele terá a formação mínima necessária ao exercício da atividade profissional. 

Falando para uma plateia composta essencialmente por coordenadores e docentes de cursos de Farmácia, o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, abriu o evento destacando a importância da iniciativa. "Existe uma desconexão entre o modelo de educação que é adotado hoje nas Instituições de Ensino. Os cursos trabalham mais com o conteúdo teórico, mas não preparam o aluno para o mercado de trabalho." Para ele, a iniciativa surge da necessidade de implementar as adequações que os cursos de Farmácia precisam realizar para a melhoria da qualidade.

 

Dr. Pedro MenegassoDr. Pedro Menegasso Dr. Geraldo AlécioDr. Geraldo Alécio

O lançamento oficial contou com participação de especialistas que debateram sobre os problemas da educação farmacêutica e os atuais métodos de avaliação das Instituições de Ensino. O prof. dr. Geraldo Alécio de Oliveira apontou a necessidade de adaptações das Instituições brasileiras às certificações de qualidade acadêmica internacionais como a modificação do currículo, utilização de novas metodologias de ensino, treinamento do corpo docente, dentre outras. “As Instituições de Ensino precisam considerar também a mudança do perfil e interesse dos estudantes”.

A jornalista Lisandra Matias falou sobre os critérios de avaliação dos cursos superiores no Brasil realizado pelo Guia do Estudante. Segundo ela, de acordo com os canais de avaliação da Editora Abril, empresa em que trabalha e que publica o ranking de Instituições, os estudantes adotam a lista como uma das principais referências na hora de escolher os cursos que irão ingressar.

Lisandra MatiasLisandra Matias Dr. Celso SpadaDr. Celso Spada

Representando o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o prof. dr. Celso Spada apresentou os critérios do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que é o programa do Ministério da Educação para analisar as Instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes de nível superior no Brasil.  Segundo ele, o processo de avaliação é utilizado para orientação institucional dos estabelecimentos de ensino e para embasar a adoção de políticas públicas. “Ainda não temos uma cultura para avaliação de cursos, mas estamos caminhando para isso”, disse.

 

Profa. msc. Danyelle Cristine MariniProfa. msc. Danyelle Cristine Marini

A profa. msc. Danyelle Cristine Marini, coordenadora da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica do CRF-SP, concluiu explicando a necessidade de reformulação das regras de concessão do Selo de Qualidade em Educação Farmacêutica. Ela disse que o selo pode ser solicitado por todas as Instituições do Estado de São Paulo com curso de Farmácia reconhecido pelo Ministério da Educação. Entre os critérios para compor a pontuação estão o projeto pedagógico, titulação do corpo docente, infraestrutura, plano de carreira docente, laboratórios, farmácia-escola institucional ou conveniada, biblioteca, entre outros.

Também participaram do evento a vice-presidente, dra. Raquel Rizzi, o diretor-tesoureiro, Marcos Machado, e os conselheiros do CRF-SP, dr. Fábio Ribeiro da Silva e dra. Maria Fernanda Carvalho.

Clique aqui e tenha mais informações sobre como solicitar o selo e critérios de avaliação.



Carlos Nascimento
Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.