Farmacêuticos discutem principais questões relacionadas à dispensação de antimicrobianos no país. Evento foi transmitido ao vivo na internet

São Paulo, 29 de julho de 2013

O CRF-SP promoveu na manhã do último sábado (27) o Seminário “Orientações Técnicas na Dispensação de Antimicrobianos”, na capital. Mais de 130 farmacêuticos compareceram ao evento, que também foi transmitido ao vivo neste portal e acessado por cerca de 300 internautas. O coordenador do Grupo Técnico de Antibióticos do CRF-SP, dr. Fernando de Sá Del Fiol falou sobre a dispensação de antimicrobianos nas infecções respiratórias agudas. "As Infecções das Vias Aéreas Superiores, IVAS, são hoje responsáveis por 60% das consultas com pediatras e a primeira causa de mortamorbilidade em crianças. Por isso, é indispensável que conheçamos e orientemos sobre seus fatores de risco, tratamentos e efeitos adversos".

2013_07_29_antibiotico_mesa1Dr. Marcos Gonçalves, dr. Marcelo  Bisson,dra. Raquel Rizzi, dra. Adryella Luz e dr. Fernando  Fiol 2013_07_29_antibiotico_publico6Cerca de 130 farmacêuticos estiveram presentes. Trezentos acompanharam online por este portal

Já o dr. Marcos Moisés Gonçalves abordou no Seminário o uso tópico e a dispensação de antimicrobianos na dermatologia. "Um dos maiores problemas do tratamento é a dificuldade dos pacientes em seguir corretamente a posologia dos medicamentos. Isso diminui significativamente com os medicamentos tópicos, que possuem maior adesão dos pacientes por serem mais fáceis de serem administrados".

2013_07_29_antibiotico_fiol2Dr. Fernando Fiol falou sobre a dispensação de antimicrobianos nas infecções respiratórias agudas 2013_07_29_antibiotico_marcos3O dr. Marcos Moisés Gonçalves abordou o uso tópico e a dispensação de antimicrobianos na dermatologia

Dra. Adryella Luz, trouxe para o evento as questões dos antimicrobianos nas infecções urinárias. "Todas as mulheres terão ao longo da vida pelo menos um caso de infecção urinário, principalmente, por causa de sua anatomia. É uma doença comum e é importantíssimo que o farmacêutico entenda sobre seus tratamentos para orientar seus pacientes. Um MIP muito indicado é o fenazopiridina, que alivia os sintomas, mas só pode ser usado para pacientes que já estão em tratamento, já que pode mascarar a infecção".

2013_07_29_antibiotico_adryella4As questões dos antimicrobianos nas infecções urinárias foi o tema da dra. Adryella Luz 2013_07_29_antibiotico_marcelo5Conselheiro Federal pelo Estado de São Paulo, dr. Marcelo Polacow Bisson também palestrou

O último a ministrar palestra foi o Conselheiro Federal pelo Estado de São Paulo, dr. Marcelo Polacow Bisson, que tratou sobre o uso e dispensação de antimicrobianos na Bacteremia. "A bacteremia é a presença de bactérias no sangue que pode ocasionar diversos problemas, entre eles a sepse e o choque séptico, extremamente graves. Para evitar esses casos, o farmacêutico e toda a equipe multidisciplinar necessita ter cuidados, principalmente nos hospitais, com os exames, higiene, dispensação e tratamento correto e rápido para os pacientes".

Ao final, uma mesa composta pelos palestrantes e pela vice-presidente do CRF-SP, dra. Raquel Rizzi, debateu as principais questões e dúvidas da plateia e dos internautas sobre os antimicrobianos.

Assessoria da Comunicação CRF-SP