Novos medicamentos para diabetes são de baixo risco ao pâncreas 


 Novos medicamentos para diabetes são de baixo risco ao pâncreas Novos medicamentos para diabetes são de baixo risco ao pâncreasSão Paulo, 29 de julho de 2013

Após uma revisão de estudos, a EMA (agência europeia de medicamentos) não encontrou novos problemas de segurança em medicamentos contra diabetes à base do hormônio GLP-1, como o Victoza ®  (liraglutida) e o Byetta ®  (exenatida).

Os medicamentos estimulam a produção de insulina e aumentam a sensação de saciedade --por isso acabam sendo usados também por pessoas sem diabetes tipo 2 para perda de peso, prática que não é recomendada pela maioria dos especialistas.

A revisão foi feita após pesquisas apontarem um risco maior de doenças do pâncreas em usuários desses medicamentos. Em março, a FDA (agência reguladora dos EUA) também informou estar estudando a segurança dos medicamentos.

A EMA afirmou, no entanto, que os dados clínicos disponíveis não apontam para um risco aumentado de problemas para o pâncreas e que as pesquisas que sugeriram isso têm falhas metodológicas.



Assessoria de Comunicação CRF-SP (com informações da Folha de S.Paulo)

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.