Orientação farmacêutica e prestação de serviços de saúde gratuitos acontecem domingo (28/07), no Parque Jacuí, na Zona Leste. Desta vez, também haverá testes para triagem de hepatite C

 

Atividades de orientação farmacêutica e prestação de serviços de saúde gratuitos acontecem no domingo, 28 de julho. Desta vez, além de aferição de pressão arterial e medição de glicemia capitar (diabetes), população terá acesso a testes para triagem de hepatite C Atividades de orientação farmacêutica e prestação de serviços de saúde gratuitos acontecem no domingo, 28 de julho. Desta vez, além de aferição de pressão arterial e medição de glicemia capitar (diabetes), população terá acesso a testes para triagem de hepatite C São Paulo, 24 de julho de 2013.

Pela primeira vez, o Parque Jacuí, na Zona Leste da capital, receberá no dia 28 de julho (domingo) a ação “Farmacêutico na Praça”. Trata-se de mais uma etapa da campanha promovida pelo Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP) que tem o objetivo de levar à população de todo Estado orientações em saúde e serviços. O evento será realizado das 9 às 16h, no Parque Jacuí (rua das Catleias, 911, Vila Jacuí – altura do Km 23 da rodovia Ayrton Senna), Zona Leste da capital.

O “Farmacêutico na Praça” é uma campanha que procura despertar na população a importância do farmacêutico na melhoria das condições de saúde da comunidade onde atua, orientando sobre o uso correto de medicamentos e auxiliando na prevenção, acompanhamento e controle de doenças crônicas.

Os farmacêuticos voluntários irão orientar sobre o uso correto de medicamentos e realizarão testes de glicemia capilar (diabetes) e aferir a pressão arterial (hipertensão). Esses serviços podem ser prestados por farmácias e drogarias, como determina a RDC 44/09 da Anvisa, que inclui também outros serviços de saúde como medição de temperatura corporal, Inaloterapia, perfuração de glóbulo auricular (colocação de brincos) e a aplicação de injetáveis.

Doença silenciosa

No Parque Jacuí, a ação contará com a participação de farmacêuticos voluntários que irão oferecer gratuitamente testes para triagem de hepatite C, por conta do Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho. Os profissionais que atenderão a população irão passar por uma capacitação nesta quinta-feira (25 de julho) coordenada pelos membros da Comissão Assessora de Análises Clínicas e Toxicológicas do CRF-SP. Os visitantes da tenda que tiverem o teste positivo para a doença serão orientados a procurar o serviço médico.

A hepatite C é considerada, pela gravidade, uma epidemia silenciosa, de lenta evolução e a mais perigosa das hepatites, sete  vezes mais infecciosa que a epidemia da imunodeficiência humana (HIV/AIDS), sendo que a sua transmissão ocorre principalmente pela via parenteral. Estima-se que o vírus da hepatite C já tenha infectado, aproximadamente, 300 milhões de pessoas em todo o mundo.

Além dos serviços acima citados, os visitantes na tenda do Farmacêutico na Praça terão ainda orientações diversas sobre medicamentos, entre as quais sobre a diferença entre medicamentos genéricos, similares e de referência e da necessidade do uso racional desses produtos.

Durante o evento serão distribuídos folderes com informações importantes para a prevenção de doenças, destacando que o farmacêutico é o profissional de saúde mais próximo da população e está sempre disponível nas farmácias e drogarias para fornecer essas orientações.

Serviço
Ação Farmacêutico na Praça
Data – 28 de julho (domingo)
Horário – 9h às 16h
Local – Parque Jacuí (rua das Catleias, 911, Vila Jacuí – altura do Km 23 da rodovia Ayrton Senna), Zona Leste da capital.

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.